Ícone do site Canal Agro Estadão

Agropecuária, agricultura e agronegócio: semelhanças e diferenças

Happy male farm worker with tablet computer sitting near stables with feeding cows in big barn. Dairy and meat industry, smart farming, agro technology in farming business concepts. Copy space

Conheça o mais relevante evento sobre agronegócio do País

Apesar de parecerem sinônimos, agropecuária, agricultura e agronegócio têm diferenças estruturais. Todos fazem parte do setor rural, que é um dos principais pilares da economia brasileira. O agronegócio nacional, por exemplo, é um dos mais representativos do mundo, sendo responsável por 26,6% do Produto Interno Brasileiro (PIB) do Brasil.

Para entender as diferenças, é preciso compreender as peculiaridades de cada um dos termos. 

O que é agricultura?

Derivado do latim, agricultura significa “a arte de cultivar” a terra em específico. Dessa forma, é o cultivo terrestre de alimentos e matéria-prima, fazendo parte do primeiro setor da economia. Entre os cultivos mais comuns no Brasil estão os de cereais, soja, cana-de-açúcar, café e diversas frutas.

As plantações de soja são o principal produto da agricultura brasileira. (Fonte: Shutterstock/Budimir Jevtic/Reprodução)

Entretanto, o principal foco da agricultura é a produção de comida para humanos e animais. O método mais comum e lucrativo para o mercado é da agricultura intensiva, com os altos índices de extração e capital investido. Uma característica desse modelo é a grande utilização de fertilizantes e agrotóxicos.

Ainda assim, existe uma variedade de outros tipos dessa atividade, que pode ser dividida em:

Leia também: 

O que é a agropecuária?

A palavra “agropecuária” é a união dos termos “agricultura” e “pecuária”. O primeiro, como falado, faz referência aos cultivos do solo; já o segundo diz respeito a criação de animais. Essa atividade é que diferencia a agropecuária da agricultura. 

Assim como a agricultura, a agropecuária também faz parte do primeiro setor da economia, tendo como foco oferecer produtos e matéria-prima para a economia brasileira.

A agropecuária é muito forte no Brasil, sendo a terceira maior de todo o mundo. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), um em cada três empregos brasileiros são nessa área. 

A distribuição é uma das ações feitas pelo agronegócio. (Fonte: Shutterstock/Prostock-studio/Reprodução)

O que é agronegócio?

O agronegócio abrange todas as atividades relacionadas ao setor do agro. Dessa forma, é uma combinação da agricultura, pecuária, pesca, silvicultura e exploração florestal. Tudo isso somado às atividades do mercado nacional e/ou internacional.

Logo, a principal diferença entre o agronegócio e os outros dois é o fato de que este engloba toda a cadeia produtiva, estando presente nos três setores da economia: matéria-prima, industrialização e comercialização.

Fonte: Sygma Sistemas, eCycle, Fundação Instituto de Administração, Agrolink, Stoodi, Fundação de Economia e Estatística.

Sair da versão mobile