O que é agropecuária e quais são as características da atividade

2 de dezembro de 2021 4 mins. de leitura
É importante conhecer a prática e as técnicas para entender o que é agropecuária

Conheça o mais relevante evento sobre agronegócio do País

A agropecuária é um dos setores mais importantes para a economia brasileira, sendo muito ligada ao agronegócio e representando cerca de 20% do Produto Interno Bruto (PIB) do País. No Brasil, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) estima que um em cada três empregos estão ligados ao setor.

Além da importância no mercado interno, a agropecuária brasileira tem um grande destaque no mercado externo, ficando em terceiro lugar no índice de exportação de produtos. No quesito, o Brasil só perde para os Estados Unidos e a União Europeia.

O que é agropecuária?

O termo “agropecuária” é uma junção das palavras “agricultura” e “pecuária”, que são atividades essenciais para o abastecimento da sociedade. Isso porque dão origem ao cultivo para a alimentação de humanos e animais, como também fornecem matéria-prima para a indústria em geral. 

Dessa forma, as mais diferentes atividades englobadas pelo setor podem ser entendidas como a base do agronegócio, já que envolvem a produção de insumos para a agroindústria.

A criação bovina é uma atividade forte da agropecuária brasileira. (Fonte: Shutterstock/Vladimir Mulder/Reprodução)
A criação bovina é uma atividade forte da agropecuária brasileira. (Fonte: Shutterstock/Vladimir Mulder/Reprodução)

Leia também:

O que são atividades agropecuárias?

A parte da agricultura faz referência às práticas de cultivo de solo, cuja produção pode servir de alimento para humanos e animais, além de insumos para a produção de outras mercadorias. Um exemplo é a soja, que serve como ração animal, base para a produção de leite de soja e também como comida. 

Já a pecuária está ligada à criação de animais e pode tanto estar focada no corte de carnes quanto para a produção de leite de origem animal, queijos, ovos de galinha e afins.

Segundo o Panorama Setorial 2015-2018 da Agropecuária, feito pelo Departamento de Agroindústria da Área Agropecuária e de Inclusão Social do BNDES, outros produtos e serviços que dependem da matéria-prima do setor são a produção de energia e de celulose. Além disso, o setor abastece agroindústrias, como a têxtil e de borracha. 

Os técnicos agropecuários precisam estar preparados para trabalhar no setor. (Fonte: Shutterstock/Zoteva/Reprodução)
Os técnicos agropecuários precisam estar preparados para trabalhar no setor. (Fonte: Shutterstock/Zoteva/Reprodução)

O que faz um técnico agropecuário?

A importância do setor também enaltece a necessidade de profissionais que saibam atuar na área. No Brasil, existem cursos dessa prática em diferentes níveis, como técnico, superior e de especialização. 

Segundo a Fundação Roge, o técnico na profissão pode trabalhar em propriedades rurais, institutos de pesquisa, órgãos governamentais, empresas, parques e outros ambientes que tenham alguma ligação com a agropecuária.

A prática engloba atividades que fazem parte do planejamento, execução, fiscalização e acompanhamento de atividades agropecuárias. A Fundação Roge elenca as seguintes atividades exercidas pelo técnico do setor: 

  • cuidados sanitários na produção;
  • assessoria ao agricultor;
  • assessoria e participação em projetos de pesquisa e de extensão do setor;
  • levantamentos topográficos rurais;
  • produção de alimentos;
  • fiscalização e controle de qualidade de produtos de origem vegetal, animal e agroindustrial; 
  • supervisão do manejo de matérias-primas e processos de produção agropecuários e industriais.

Com a importância da agropecuária e o impacto no PIB brasileiro, o Mapa estima um aumento na produtividade do setor e, consequentemente, na demanda de profissionais capacitados.

Fonte: Agriq, Stoodi, Mundo educação.

Este conteúdo foi útil para você?

165650cookie-checkO que é agropecuária e quais são as características da atividade

Canal Agro