Como diminuir a poluição ambiental no agronegócio?

A poluição é um problema que precisa ser combatido por todos. Isso envolve ações individuais, mas também coletivas e organizacionais, incluindo atitudes que atingem o trabalho no campo. Confira algumas formas de combater a poluição.

1. Separação correta do lixo

Uma das formas mais básicas de evitar a poluição é fazer o descarte adequado do lixo, separando os tipos de materiais (como papéis, plásticos, metais e orgânicos) para que possam ser reaproveitados ou reciclados. A cada 33 kg de papel reciclado, poupa-se a derrubada de uma árvore.

2. Descarte certo de pilhas e baterias

O descarte incorreto de eletrônicos causa enormes impactos no meio ambiente, pois eles contaminam o solo e os lençóis freáticos. Uma lei de 2010 estabeleceu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, compartilhando a responsabilidade entre vários setores sobre esse problema.

3. Reflorestamento

A presença de uma vegetação densa ajuda na fertilidade do solo e diminui a possibilidade de erosão. Por isso, é necessário evitar o desmatamento e promover o reflorestamento de áreas danificadas.

4. Manejo integrado de pragas no agronegócio

Envolve um sistema de administração das pragas que atacam as plantações para que elas se mantenham em um nível inofensivo, sem que haja a necessidade de uso exagerado de agrotóxicos.

5. Plantio direto

O plantio direto é uma técnica feita sem a aração do solo. Isso colabora com a diminuição da erosão e conserva os nutrientes para a lavoura.

6. Rotação de culturas

Alternar as diferentes culturas contribui para preservar a fertilidade do solo e a manutenção da biodiversidade. A monocultura, por outro lado, tem efeito contrário.

7. Recuperação de pastagens degradadas

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, há cerca de 140 milhões de hectares de áreas degradadas no Brasil. A recuperação desses espaços é uma atitude que colabora para o combate à poluição.

Saiba mais

Saiba mais sobre a relação do agronegócio e do meio ambiente nas matérias a seguir do Estadão Summit Agro

Tecnologia reduz impacto do agro ao meio ambiente

Como o agronegócio pode ser sustentável?