Como funcionam as cotações dos produtos agrícolas?

Quem trabalha com produção agrícola depende muito do valor das cotações, são elas que definem quais os preços dos alimentos no Brasil. Por isso, é importante que todo produtor e investidor saiba como elas funcionam.

O que são as cotações?

As cotações agrícolas são um tipo específico de cotação econômica que aponta os valores definidos pelo mercado aos insumos agrícolas. Elas se referem aos valores dos produtos da agricultura e da pecuária no mercado interno e externo (as exportações).

Como elas são definidas?

Os preços dos insumos agrícolas são consolidados por regras estabelecidas pelos órgãos responsáveis. Dentre eles, está o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (Cepea-Esalq/USP). O órgão elabora mensalmente quatro índices de desempenho: o Índice Preços FOB em dólar (IPE), o Índice de Volume (IVE), o Índice do Câmbio Efetivo do Agronegócio (IC) e o Índice de Atratividade das Exportações (IAT).

As cotações das commodities

As commodities são mercadorias brutas ou primárias que são comercializadas por um país em larga escala. Entre as commodities brasileiras estão a soja, o café, o milho e o trigo. Esses itens, que são negociados no mercado nacional e internacional, tornam-se moeda de troca na Bolsa de Valores. Daí surgem as cotações específicas, que são calculadas por toneladas, quilos ou sacas.

O que influencia o valor das cotações?

O preço das cotações das commodities é influenciado por fatores como o clima, as safras, os estoques e as movimentações especulativas. Também podem haver influências externas, dependendo da demanda internacional pelos produtos brasileiros. Os valores são vistos pelos produtores como parâmetros para compra e venda. Não há obrigação de segui-los rigorosamente, mas as cotações servem como guia para a precificação dos produtos.

Os mercados que as commodities participam

As commodities têm suas cotações definidas em diferentes mercados com vendedores e compradores do mundo todo. Elas podem ser comercializadas em mercados físicos (nos quais são trocadas por dinheiro), em mercados a termo (que envolvem acordos entre compradores e vendedores a prazo) e no mercado futuro (que negociam contratos predeterminados).

Quais são as cotações mais acompanhadas no Brasil?

As principais cotações do mercado agrícola brasileiro são as commodities mais negociadas pelos produtores nacionais. Dentre elas estão a laranja, o café, o trigo, o milho, a soja e o preço do boi.

Saiba mais

Conheça mais sobre as cotações agrícolas na matéria completa do Estadão Summit Agro, no link a seguir!