A economia de todo país depende muito da comercialização de suas commodities. O Brasil tem vários tipos de produtos que se destacam neste aspecto. Conheça quais são as principais do País.
Chama-se de commodities as mercadorias de setor primário (ainda não industrializadas) e que são comercializadas em alta escala. Elas são destinadas principalmente para o comércio exterior, onde serão modificadas.
As commodities tendem a ser comercializadas no ambiente das bolsas de valores, onde seu preço é definido diariamente, de acordo com sua demanda e oferta no mundo todo. Vejamos a seguir quais são as principais commodities brasileiras.
O Brasil é o maior exportador de soja do mundo: é responsável por quase metade do produto que é comercializado para os países. A soja é usada de diferentes formas, como na produção de alimentos e na geração de biodiesel. A maior parte das safras vai para a China.
O País tem destaque na comercialização de carne bovina, tendo o maior rebanho do mundo, correspondente a 14% do total do planeta. A indústria brasileira também é relevante na produção de aves e suínos.
É uma das commodities mais antigas do Brasil, remontando aos tempos coloniais. Atualmente, o país é líder mundial nesse mercado, e o setor corresponde a 10% das exportações do agronegócio.
A maior parte da produção brasileira é extraída pela Petrobras. A descoberta do pré-sal também tornou o País autossuficiente na exportação do petróleo bruto, ganhando ainda mais destaque no setor.
O Brasil ainda tem a segunda maior reserva de minério de ferro do mundo, e é o segundo exportador mundial da commodity. A China compra 70% da produção nacional.
Saiba mais das commodities brasileiras no blog do Estadão Summit Agro.