Se as suas plantas não estão se desenvolvendo bem, pode ser por algum problema na adubagem. Não basta providenciar água e luz solar: boa parte dos vegetais precisam de um “suplemento” para poder crescer. E o legal é que dá para fazer o adubo em casa.
Colocar adubo nas plantas permite que elas compensem as perdas de nutrientes do solo, o que ajuda a aumentar a sua produtividade. Elas vão crescer mais rápido e com mais vigor, com boa produção de frutos, grãos e folhas. Confira 6 receitas de adubo que podem ser feitos em casa.
A borra de café é rica em nitrogênio, o que ajuda a combater fungos e formigas. Para fazer o adubo, misture três colheres de sopa de café em um litro de água e deixe descansar por uma semana. Depois, é só borrifar sobre as folhas e terra.
As cascas dos ovos são uma boa fonte de cálcio. Para usar, deve-se triturá-las no liquidificador, dando uma textura de “farofa”. Depois disso, polvilhe o material sobre a terra. Conforme você for regando, o mineral será absorvido.
A banana é rica em potássio e fósforo, que são essenciais para o crescimento das plantas. Para usar as cascas, basta cortá-las em cubinhos e colocar nos vasos.
O leite é muito benéfico para as plantas, por ser rico em cálcio, e funciona como um bom fertilizante. Para usar, misture 100 mililitros de leite em um litro de água. Depois, borrife o líquido sobre as plantas. O que sobrar, descarte em seguida.
A canela pode ser usada como um adubo. Ela evita que pragas se aproximem e cura os “machucados” das plantas. Para isso, borrife o pó de canela sobre elas.
Chama-se de NPK a mistura de três elementos fundamentais às plantas: nitrogênio, potássio e fósforo. Juntos, esses minerais promovem uma nutrição fantástica aos vegetais. Para produzir a adubo NPK em casa, uma ideia é bater no liquidificador borra de café, casca de banana e casca de ovo. Misture com água para ficar bem diluído.
Saiba mais de adubos caseiros lendo as matérias no blog do Estadão Summit Agro, nos links a seguir.