O que faz um local ser uma chácara, e não um sítio? A informação é relevante, pois pode impactar vários fatores, como o valor da propriedade. Mas saiba que a resposta é complexa e envolve diversos elementos culturais.
De maneira geral, entende-se que chácaras são propriedades menores e mais próximas de cidades. Já os sítios são um pouco maiores e mais direcionados ao lazer do que ao cultivo ou ao comércio. As fazendas são ainda maiores que sítios e chácaras e mais voltadas à produção agrícola.
Outros fatores também impactam esses conceitos. Em algumas regiões do País, como no Norte, o tamanho da propriedade determina o tipo. Já no Sul, o uso do local acaba afetando mais como ele é chamado. Veja algumas definições de cada uma delas.
O menor tipo de propriedade é a chácara, com tamanho entre 5 alqueires e 10 alqueires. Costuma conter uma casa para moradia, um galpão para criação de animais e um espaço para cultivo de frutas e legumes. Em alguns locais, chama-se chácara a propriedade rural que tem fins de recreação.
O termo “rancho” é mais comum na Região Sudeste e designa uma chácara de maior porte. Costuma ser composto de uma casa em estilo rústico e outros elementos, como jardins, lagos e gramados. Também pode ter lugares para criação de animais e espaços modernos de recreação.
O sítio costuma ser maior que o rancho e a chácara. A área varia entre 10 alqueires e 40 alqueires. Pode ser usado para lazer, mas é comum que tenha uma estrutura grande e seja a principal fonte de renda dos moradores.
A fazenda é o maior tipo de propriedade, com área superior a 40 alqueires. É definida como uma propriedade rural destinada à prática de agricultura, piscicultura e pecuária. Em uma mesma fazenda, inclusive, podem existir vários sítios e ranchos.
Saiba mais dos tipos de propriedades rurais lendo as matérias do Estadão Summit Agro. Acesse os links a seguir!