Os cães destinados ao pastoreio nasceram do cruzamento de antigas raças de cães de caça com outras mais dóceis. Surgiram daí cachorros capazes de reunir, proteger e defender rebanhos, com pouca propensão a encarar os animais como presas.
O cão que desempenha essa função precisa ter algumas características específicas, como uma audição aguçada, agilidade, temperamento obediente e um instinto de proteção. Afinal, eles recebem a responsabilidade de resguardar outros animais.
O “trabalho” desempenhado por esses cães nas fazendas é o de agrupar, conduzir e proteger rebanhos de ataques de outros animais. Eles são capazes de dar direção e buscar o gado quando ele se desgarra do bando. Ao fazerem isso, eles economizam tempo e trabalho do fazendeiro que está movimentando os bois ou as ovelhas.
Nem todas as raças de cães de médio e grande porte são adequadas para a função de pastoreio. Por isso, algumas delas costumam ser mais utilizadas nas fazendas. Vejamos quais são.
O Border Collie é um cão obediente e que já ganhou várias vezes o título de mais inteligente do mundo. Ele tem porte médio e costuma se postar à frente do gado para guiá-lo de forma firme.
Embora seja mais lembrado como cão de guarda, o Pastor-alemão é muito útil nas fazendas. Ele é capaz de guiar e proteger o gado com competência, mas precisa ser treinado desde filhote para poder desempenhar esta função.
A raça foi desenvolvida na Austrália para, como o nome sugere, guiar rebanhos bovinos. São cães ágeis que precisam de espaço para exercício. Ao tocar o gado, ele se coloca ao lado do condutor e lidera o rebanho por meio de latidos.
Cão oriundo do Rio Grande do Sul é ótimo com ovinos, mas também pode ser usado para conduzir o gado. A raça surge de um cruzamento entre o Border Collie e o Pastor-alemão. É um cão inteligente, disciplinado e que costuma chamar a atenção do tutor por meio dos latidos.
O Pastor-belga tem pelagem mais escura e é muito inteligente, com bastante aptidão para coordenar rebanhos. Contudo, para desempenhar bem a função e não se tornar agressivo, ele precisa ser adestrado desde filhote para o pastoreio.
Saiba mais de cães de pastoreio na matéria no blog do Estadão Summit Agro, no link a seguir.