Parte fundamental na composição da cerveja, o lúpulo ainda é um mistério mesmo entre os maiores apreciadores da bebida. Entenda qual é a função da planta na produção da cerveja.
Parente distante da Cannabis, o lúpulo é uma planta da espécie Humulus lupus, sendo mais popular na América do Norte.
Tradicionalmente, o lúpulo era adicionado na produção da cerveja como um conservante. Com o tempo, a presença dele se manteve na receita como uma fonte do amargor característico da bebida.
O uso do lúpulo como conservante não é por acaso: a composição dele oferece um efeito bacteriostático à mistura, evitando a proliferação de corpos estranhos, além de ser rica em antioxidantes que combatem os radicais livres.
Mesmo sendo o terceiro maior produtor de cerveja no mundo, o Brasil ainda é muito dependente da importação de lúpulo. Dados governamentais apontam que a demanda pelo insumo chega a 3,6 mil toneladas por ano.
Embora o plantio de lúpulo em território nacional esteja crescendo, ele ainda deve ser feito com muito cuidado, já que encara um clima muito diferente do ideal. Felizmente, o produto brasileiro tem qualidade comparável à do importado.
Entenda mais do lúpulo e da produção dele na matéria completa do Estadão Summit Agro, no link a seguir!