Os produtos biodegradáveis são aqueles que se decompõem rapidamente no meio ambiente. Como são absorvidos na natureza, causam menos impacto ambiental.
Toda atitude que visa a preservação do planeta é válida. Assim, ao optar pelos biodegradáveis, você coopera com a recuperação dos prejuízos ambientais.
Há benefícios pessoais também quando se usa produtos biodegradáveis. Eles tendem a causar menos alergias, costumam ser mais concentrados e podem ser mais econômicos.
Dependendo do material com que é feito, alguns biodegradáveis liberam CO2 mais rapidamente ao meio ambiente. Mas, ao contrário de outros produtos, eles vão se desintegrar mais facilmente.
O mercado já oferece várias opções de produtos biodegradáveis, como sabões, detergentes, escovas de dente, canudos de papel, protetores solares e até roupas.
Há dois grandes tipos de materiais que geram esses produtos: os biodegradáveis sintéticos e os naturais. Os sintéticos envolvem alguns polímeros que são degradados facilmente pela adição de substâncias químicas que aceleram o processo.
Já os biodegradáveis naturais são criados a partir de recursos renováveis, como as borrachas naturais, mandioca, milho, bambu, entre outras matérias-primas.
Atitudes simples podem ser tomadas para que você adote o uso desses produtos no dia a dia. Por exemplo, você pode fugir do canudo de plástico, preferir sacola de papel, usar bucha natural para lavar a louça e sempre conferir no rótulo se o produto é biodegradável.
Saiba mais da previsão do tempo no blog do Estadão Summit Agro
O que é biodiesel?
Para que servem os bioinsumos?