O termo fast fashion designa um movimento das grandes marcas da indústria da moda, que prioriza o consumo constante de roupas e acessórios baratos em uma lógica de descarte frequente desses itens.
Para que haja o estímulo para o consumo da “moda rápida”, as marcas lançam novas coleções o tempo todo, com roupas que são vendidas a preços acessíveis. Assim, o consumidor tem o desejo de ficar sempre comprando para estar na moda e, por consequência, as empresas lucram muito.
O movimento da fast fashion é considerado extremamente nocivo para o planeta, já que estimula a produção constante e a criação permanente de resíduos de poluição. Veja alguns prejuízos causados pela fast fashion.
Na condição humana, a situação pode causar problemas gravíssimos, como a contaminação não intencional de produtos por resíduos tóxicos e a poluição do ar e da água.
A fast fashion impacta consideravelmente o meio ambiente por conta da emissão de carbono, já que muitas roupas são produzidas o tempo todo. Estudos mostram que a indústria têxtil é responsável por 10% das emissões anuais de dióxido de carbono.
Como as roupas são mais baratas e menos duráveis, os consumidores ficam muito mais propensos a jogarem as peças no lixo, causando um significativo aumento de resíduos têxteis.
Boa parte das roupas é feita com tecidos sintéticos, que contêm microplásticos e contribuem para a poluição dos oceanos. As tintas usadas para colorir as peças também podem ser tóxicas ao ambiente.
Um dos problemas mais graves causados pela fast fashion é a exploração de mão de obra barata em países pobres, em que as pessoas não têm outras oportunidades de trabalho. Os funcionários ganham pouco e têm péssimas condições trabalhistas, podendo chegar a situações análogas à escravidão.
A primeira forma de lutar contra isso é ter consciência do problema. Além disso, é necessário assumir o compromisso de comprar menos, preferindo marcas que não sejam fast fashion. Outra atitude importante é “reciclar” suas roupas – seja reformando ou adquirindo novas em brechós.
Saiba mais os impactos no meio ambiente além da moda fast fashion, lendo as matérias do blog Estadão Summit Agro!