O que é a erosão? 

A erosão é um processo natural que envolve o desgaste do solo do planeta, deslocando a terra de um lugar para o outro. Ao longo do tempo, isso leva à modificação da paisagem e pode causar grandes prejuízos ao meio ambiente. 

Como ela acontece? 

A erosão pode ocorrer naturalmente, por ação de agentes como sol, chuva e ventos.   Contudo, processos humanos podem acentuar a erosão, como desmatamento, queimadas, monocultivo, entre outros. 

Tipos de erosão 

As erosões costumam ser naturais, mas alguns tipos são agravados pela ação do homem. Veja algumas situações em que o fenômeno pode ocorrer. 

1. Erosão pluvial 

Ocorre pelo efeito da ação das chuvas, que desgastam a superfície e transportam sedimentos. Esse processo se intensifica em regiões tropicais e equatoriais, onde as precipitações são mais intensas. 

2. Erosão fluvial 

Ocorre pela ação das águas dos rios sobre a superfície das encostas. É um tipo de erosão que é agravada pela retirada das matas ciliares, que são justamente as que se alojam nas margens dos rios.   

3. Erosão eólica 

Acontece como consequência da ação dos ventos, que acaba por transportar sedimentos, o que causa a degradação rochosa. 

4. Erosão antrópica 

Dá-se esse nome à erosão causada diretamente pelo homem por meio de processos que a aceleram, como desmatamento de florestas, alterações de biomas e modificações do solo em geral.   É considerado o tipo mais violento com a natureza por conta de sua rapidez. 

As consequências para o solo 

As erosões podem causar muitos danos ao solo. Pode, por exemplo, transportar sedimentos para a água, provocar a morte da fauna e da flora, tornar as terras menos produtivas e carregar resíduos tóxicos para os rios. 

Tem como evitar? 

Embora a erosão seja um processo natural, há formas de minimizar seus danos ou até retardá-la. Um exemplo está no uso do sistema de plantio direto, que tem o objetivo de proteger o solo de fatores erosivos. O reflorestamento também é uma boa estratégia para lidar com esta questão.

Saiba mais

Saiba mais dos impactos da erosão lendo a matéria no blog do Estadão Summit Agro no link a seguir!