Qualquer tipo de energia renovável, gerada sem ou com baixa emissão de poluentes e que cause prejuízos mínimos à natureza é chamado de energia limpa.
A principal razão é a preservação do planeta. Por não causarem tantos prejuízos ao meio ambiente, essas fontes auxiliam a preservar os recursos naturais para as gerações futuras. Além disso, elas não colaboram com o aumento da emissão de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera e não emitem gases de efeito estufa.
A energia limpa oferece muitos benefícios, principalmente pelo fato de gerar uma energia sustentável e inesgotável. Além disso, tem potencial para tornar o País autônomo em certos setores, dependendo menos de importações. Veja a seguir algumas fontes de energia limpa.
A energia originada pela luz do Sol é captada por painéis fotovoltaicos e convertida em energia elétrica. É uma das fontes que menos causa impactos no meio ambiente, além de ter manutenção barata. Duas possíveis desvantagens são que o custo de aquisição ainda é alto e a capacidade é reduzida em dias chuvosos.
A energia eólica é criada a partir de turbinas movimentadas pelo vento e que geram energia elétrica. É considerada uma fonte barata e não poluente. Contudo, para funcionar, ela depende das características da região em que o sistema é instalado. As turbinas têm a desvantagem de fazer muito barulho.
A energia da biomassa é criada a partir da queima de matérias orgânicas como cana-de-açúcar, madeira, estrume de animais e óleos vegetais. O processo pode envolver etapas como gaseificação, pirólise e combustão.
O biogás parte do uso de gases emitidos na decomposição de material orgânico, como lixo e restos de animais. As usinas de biogás, porém, podem gerar altas quantidades de metano e CO2, por isso não são as opções mais sustentáveis.
É a principal fonte de energia usada no Brasil. Surge da força da queda das águas que movimentam as turbinas das hidrelétricas. A energia hidráulica tem algumas desvantagens. Em períodos de seca, ela tem queda de produtividade, encarecendo o valor da luz elétrica. Também pode causar impactos ambientais na área em que é instalada.
Saiba mais de fontes de energia limpa lendo a matéria completa no blog Estadão Summit Agro, no link a seguir!