Agricultura
Confira, a seguir, os 3 principais tipos de agricultura realizadas no Brasil
A agricultura é uma das atividades econômicas mais importantes do Brasil. Em 2020, ela teve uma participação direta de 26,6% no Produto Interno Bruto (PIB) do País e gerou mais de 152 mil empregos no primeiro semestre de 2021.
A agricultura familiar, também conhecida como agricultura de subsistência, é conhecida pela produção de alimentos para consumo próprio e para a venda do excedente no mercado.
2. Agricultura comercial
A agricultura comercial (ou agricultura moderna) é caracterizada pela produção massiva de apenas um determinado tipo de alimento, como soja ou trigo. Destinada principalmente à exportação, a prática conta com o grande uso da tecnologia, que automatiza o campo e diminui os riscos de perdas devido a fatores climáticos ou de pragas agrícolas.
A agricultura sustentável tem crescido cada vez mais no Brasil e no mundo com o intuito de atender a uma nova demanda do mercado: consumidores que se preocupam com a saúde e a preservação do meio ambiente. Por isso, além de reduzir o uso de pesticidas e fertilizantes, esse tipo de prática também torna o consumo de água mais inteligente.
Apesar desses serem os principais tipos de agricultura praticados no Brasil, essa atividade está em constante evolução, fazendo que atualmente diferentes práticas e modos de plantios estejam sendo testados e aprimorados em todo o território nacional.