Quem lida com o campo sabe que cada estação do ano favorece algumas culturas específicas. Há quem creia que o verão, por conta do calor excessivo, não seja uma boa época para o plantio, mas isso não é verdade. Confira alguns cultivos típicos dessa estação.
Algumas espécies de legumes, verduras e frutas se adaptam bem aos climas quentes. Mesmo assim, é preciso que o agricultor mantenha cuidados especiais para proteger a lavoura de duas condições comuns nessa época do ano: o excesso de sol e as chuvas fortes. O preparo da irrigação e o uso de sombrite, uma espécie de tela preta que produz sombra nas plantações, são alguns dos cuidados necessários nesse período.
Para plantar no verão brasileiro, é preciso garantir que haja formas de controlar os efeitos climáticos sobre as culturas. Uma das estratégias é fazer uma cobertura no solo com palha ou capim seco, para reter a umidade e diminuir a temperatura.
Ao escolher quais culturas plantar no verão, é necessário saber quais verduras, hortaliças, legumes e frutas “gostam” do calor ou se adaptam bem a diferentes temperaturas. Vale lembrar que respeitar essa questão favorece a economia e a preservação do meio ambiente.
Regiões como Sul e Sudeste são as que registram mais frio durante o inverno. Por isso, o ideal é aproveitar o verão para cultivar as espécies que crescem melhor em clima não tão quente, como tomate, beterraba, feijão, rúcula, salsa, couve e espinafre.
Já no Norte, no Nordeste e no Centro-Oeste, o verão é muito intenso, favorecendo plantas que se adaptam bem a esse período. A recomendação é o plantio de melancia, moranga, abóbora, quiabo, pimentão e berinjela.
Há também vegetais e tubérculos mais “versáteis”, que vão bem nas diferentes temperaturas. Entre eles estão nabo, pepino, cenoura, repolho e feijão de vagem.
O verão também é época de colher as frutas típicas dessa estação. Entre elas estão abacate, abacaxi, banana, acerola, ameixa, maracujá, figo, limão, maçã, pêssego e laranja.
Receba mais informações sobre o cultivo das espécies agrícolas acessando as matérias no Estadão Summit Agro!