Árvore com origem em regiões subtropicais, o abacateiro se adaptou às variações de clima do Brasil. O plantio deve ser realizado em áreas com temperaturas entre 18°C e 25°C, protegidas de ventos fortes e com bastante incidência solar.
A goiabeira é uma planta tropical bem adaptada em todo território brasileiro e necessita de clima seco e quente. A árvore produz frutos durante todo o ano, mas as goiabas colhidas entre março e maio são as mais aproveitadas pela indústria.
A graviola tem origem na América Central, porém se difundiu bem nos Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Pernambuco e Pará. A fruta aromática de polpa branca e sabor suave pode chegar a 10 quilos.
De origem chinesa, o kiwi se adaptou bem à Região Sul, devido ao clima ameno, mas a maior parte da demanda do Brasil é atendida por importações. A colheita nos pomares brasileiros acontece entre abril e maio.
As laranjas destinadas ao processamento industrial começam a ser colhidas na segunda quinzena de abril até o final de julho. O Brasil é o maior exportador mundial da fruta, com destaque para a produção do cinturão citrícola de São Paulo.
O outono é a época ideal para a colheita de maçã fuji. São Joaquim (SC) é considerada a capital brasileira da fruta, respondendo por 35% da produção nacional por oferecer o clima ideal para o desenvolvimento das macieiras.