Tradições de fim de ano

A chegada dos últimos dias do ano costuma trazer à tona várias tradições. No Natal e no Ano-Novo, boa parte das famílias brasileiras prepara cardápios especiais com algumas “regras”. No Natal, a tradição é comer carnes diversas, como peru, chester e lombo. Já na virada do ano, há uma superstição: não se come aves. Mas por que isso acontece?

Superstição do ano novo

A “crendice” tem a seguinte explicação: no Ano-Novo, o recomendado é não comer aves porque elas ciscam para trás, o que poderia atrair retrocesso para o ano que se inicia. O ideal, então, é consumir porco, que fuça para frente, ou peixe, que só nada para frente.

O que dá para comer no Ano-Novo?

Só em 2021, a avicultura nacional embarcou 4,6 milhões de toneladas dessa carne para outros países. Ainda assim, a virada do ano pode ser uma oportunidade de experimentar receitas novas e comer outros tipos de carne. Veja algumas ideias de pratos.

Peixes

A produção de peixes no País é bem sólida. Em 2021, foram criadas 841 toneladas de peixe de cultivo. Essa carne é muito benéfica e deve ser consumida durante o ano inteiro. No Réveillon, os peixes simbolizam sorte, fertilidade e saúde.  

Carne de porco

A carne de porco costuma ser muito apreciada no Ano-Novo. Os cortes mais procurados são lombo e pernil, que dão origem a receitas deliciosas. Em 2021, o Brasil produziu 4,7 milhões de toneladas de carne de porco, sendo 75% dessa proteína destinados ao consumo interno.

Pratos com grãos

Se a ideia é garantir sorte para o ano que vem, vale a pena apostar em pratos feitos com grãos. A tradição recomenda que a lentilha esteja presente no cardápio, já que ela atrairia prosperidade e dinheiro por conta do formato, que lembra pequenas moedas. Para completar, a lentilha é supernutritiva, rica em fibras e minerais e auxilia na saúde do coração.ira.

Tender

O tender é um presunto que costuma ser consumido no fim de ano. É um composto feito com carne de porco defumado e rende receitas muito apreciadas pelos brasileiros. 

Tábua de frios

Que tal inovar no Réveillon? Uma ideia é preparar uma bela tábua de frios para que os convidados da festa se sirvam. O ideal é que ela seja bem variada, com frios, frutas, grãos, queijos e o que mais a imaginação mandar.

Gostou do assunto?

Acesse mais conteúdos sobre alimentação e as relações com o agronegócio no Estadão Summit Agro.