O que são hortas comunitárias?

São chamados de horta comunitária os espaços utilizados por membros de uma comunidade para plantar, cultivar e colher vegetais e frutas. São criadas em lugares públicos e costumam aproveitar espaços urbanos ociosos. Além disso, mobilizam o esforço coletivo em prol de uma alimentação mais saudável.

Como elas funcionam?

Há diferentes maneiras de criar e gerir uma horta comunitária. Isso depende de fatores como localização, espaço e perfil das pessoas envolvidas. As hortas comunitárias não costumam usar insumos químicos como agrotóxicos, e a gestão da horta é colaborativa e inclusiva, fazendo que toda a comunidade possa participar.

Benefícios das hortas comunitárias

São muitos os benefícios que uma horta comunitária proporciona. Em comunidades de baixa renda, pode significar fonte de ganhos ou possibilidade de alimentação gratuita. Os cuidados com a horta também geram melhorias na saúde mental dos envolvidos. A prática ainda promove benefícios ao meio ambiente da região em que está.

Como criar uma horta comunitária?

Para começar uma horta comunitária, é preciso conseguir acesso ao espaço. A obtenção do terreno pode se dar por vias particulares ou públicas. Também é fundamental que haja pessoas dispostas a se comprometer com a atividade. Confira alguns exemplos de hortas comunitárias espalhadas pelo Brasil.

Comunidade que Sustenta a Agricultura, em Atibaia

Essa horta comunitária, localizada no interior de São Paulo, favorece a proximidade do consumidor com o produtor rural na venda de alimentos por preços justos. A comunidade comercializa cestas com 4 a 12 produtos colhidos da horta e organiza o Mercadinho do Bem, que prioriza a economia colaborativa com a venda de outros produtos.

Horta das Corujas, em São Paulo

Na Zona Oeste de São Paulo, a Horta das Corujas propõe a manutenção de um espaço de convívio e educação ambiental. É mantida por voluntários que cuidam da horta e ensinam práticas de cultivo aos moradores da região. A horta fica aberta 24 horas e tem produção variada. A comunidade pode colher hortaliças e frutas desde que não retire as plantas inteiras

Projeto Germinar, em Jaraguá do Sul

Em Santa Catarina, o Projeto Germinar foi criado pela prefeitura de Jaraguá do Sul em 2014. O objetivo é dar uso a áreas ociosas da cidade ao mesmo tempo que melhora a vida da população. São 42 hortas em 22 bairros, atendendo a um total de 470 famílias que cultivam e consomem alimentos sem agrotóxicos.

Hortas Comunitárias em Sete Lagoas

EEm Minas Gerais, o projeto Hortas Comunitárias foi fundado em 1982 e já completou 40 anos. Envolve sete hortas mantidas embaixo das linhas de transmissão de energia da cidade e que geram renda e fornecem alimentos para cerca de 320 famílias da cidade de Sete Lagoas.

Veja também

Saiba mais de hortas comunitárias lendo a matéria do blog Estadão Summit Agro no link a seguir!