Como é feita a previsão do tempo?

A previsão do tempo envolve o acesso de dados sobre as condições meteorológicas em um futuro próximo. Ela é fundamental para vários aspectos da vida humana, incluindo a agricultura.

Quem faz a previsão?

Quem elabora a previsão do tempo é o meteorologista. Partindo de uma análise de dados – como a temperatura diária, umidade, pressão e ventos – para conseguir informar o que ocorrerá no clima nos próximos dias.

Onde ela é feita?

A coleta das informações começa nas estações meteorológicas. Há cerca de 11 mil estações pelo mundo. No Brasil, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) administra cerca de 750 estações. Elas contêm equipamentos que medem dados que estão próximos da superfície da terra.

Apoio às estações

Como as estações meteorológicas não cobrem todo o globo, coleta-se informações em miniestações instaladas em lugares como aeroportos. Os dados capturados servem não apenas para conseguir prever o clima, mas para garantir a segurança dos voos.

A ajuda de aviões

A Organização Mundial de Meteorologia (OMM) também faz uso de aviões comerciais conveniados que viajam a cerca de 11 mil metros de altura, onde as condições do tempo são bem diferentes da superfície.

A cobertura oceânica

Boias meteorológicas e navios enviam informações sobre a região oceânica, como a situação dos ventos e da chuva.

Satélites e balões meteorológicos

Por fim, balões meteorológicos que voam em altas altitudes carregam instrumentos para medir a pressão atmosférica, a temperatura e a umidade relativa do ar. Já as imagens de satélite coletam informações sobre a movimentação das nuvens, o que vai impactar no clima.

Por que a previsão é importante para a agricultura?

É fundamental que os produtores rurais acompanhem a previsão do tempo. Ela auxilia em vários aspectos, como saber o clima propício para o plantio, quando aplicar defensivos, dentre vários outros fatores.

Saiba mais

Saiba mais da previsão do tempo no blog do Estadão Summit Agro