A exportação no agronegócio

O agronegócio é um dos setores que mais movimentam a economia brasileira, e grande parte dessa participação está nas exportações. Negociar com mercados externos envolve uma complexa logística. Confira a seguir.

A logísticas das exportações

A logística do agronegócio envolve muitas etapas. É preciso lidar com o alto volume e a grande variedade de produtos distribuídos. Para que as mercadorias cheguem ao mercado externo, o Brasil executa etapas de transporte aéreo, rodoviário, marítimo, ferroviário e fluvial.

Desafios do processo

As exportações brasileiras enfrentam alguns desafios, como a infraestrutura agropecuária, as dificuldades do transporte e certo atraso nos avanços tecnológicos que seriam necessários para escoar a produção com mais eficiência. Veja com mais detalhes questões importantes desse processo.

Logística de suprimentos

O Brasil também é um grande exportador de matérias-primas. Isso exige uma cadeia complexa que envolve a administração, a logística e a distribuição dos suprimentos. Entre os insumos mais exportados para outros mercados estão algodão, café, cana-de-açúcar, milho, trigo e soja.

Logística de distribuição

Essa é uma das partes mais complexas das exportações do agronegócio, pois o custo do envio ao exterior incide no preço dos produtos. Por isso, muitos produtores têm feito uso de tecnologias para lidar com esse desafio.

Transporte de cargas perecíveis

Devido à carga ser, quase sempre, perecível, são exigidos cuidados para que não ocorram perda de produtos e prejuízo financeiro. Entre os cuidados estão a temperatura do meio de transporte, proteção contra umidade, separação de diferentes produtos e limpeza.

Questões ambientais

O mercado internacional também é muito exigente em relação aos impactos ambientais. Por isso, produtores brasileiros precisam adotar tecnologias e políticas que assegurem a diminuição da poluição e da degradação das florestas para que possam exportar.

Compradores internacionais

Em 2022, o Brasil bateu recorde nas exportações do agronegócio, correspondendo a 48,1% do total. A China continua sendo o principal parceiro comercial do agronegócio. Os quatro insumos mais comprados pelo país asiático são soja, carne bovina in natura, açúcar de cana e celulose.

Veja também

Saiba mais das exportações brasileiras e do transporte no agronegócio lendo as matérias do blog do Estadão Summit Agro, nos links a seguir!