O uso de aplicativos no agronegócio

O avanço da internet 5G promete levar uma conexão muito melhor à zona rural, permitindo que vários processos ocorram com auxílio da tecnologia digital e trazendo mais dinamismo para o agronegócio.

Impactos positivos do uso de aplicativos no campo

Os aplicativos disponíveis desempenham funções que suprem necessidades variadas de produtores. Há os que são usados para detectar pragas, para fazer ajustes na irrigação, para conectar produtores a frigoríficos, entre outras atividades.

Maior eficiência nos processos produtivos

A tecnologia pode tornar a produção mais eficiente e rentável, auxiliando no controle das safras e na diminuição de desperdícios. Alguns aplicativos operam a partir da otimização das informações coletadas, que podem ser usadas para planejar melhor a distribuição de insumo,

Leia também:

Ganhos de produtividade

Por consequência, há benefícios na produtividade das lavouras. Quando produtores acompanham dados de temperatura, umidade, luminosidade e irrigação, conseguem planejar melhor o que é necessário fazer para que as hortas cresçam mais saudáveis.

Identificação de pragas

Outro aspecto em que os aplicativos podem ser muito úteis é no combate às pestes. Apps como o Adama Alvo conseguem identificar as pragas a partir de um banco de dados de imagens e sugerir formas de tratamento das doenças. 

Leia também:

Auxílio para a pecuária de corte

O manejo do rebanho de corte também pode ganhar auxílio da tecnologia. É o caso do app Jetbov, que facilita a gestão pecuária acompanhando dados dos animais, como peso, vacinas, lotes e procedimentos veterinários.

Ajuda na suplementação dos animais

Desenvolvido pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o app Suplementa Certo conecta produtores de bovinos para que comparem rendimentos de produtos de suplementação de diferentes marcas. 

Agilização no frete

O app TMOV cadastra caminhoneiros de 14 Estados e agiliza o transporte de cargas nas estradas. Ele intermedeia toda a relação entre contratantes e motoristas no que diz respeito a entregas, negociação e demais aspectos necessários. Em 2019, o aplicativo contabilizou mais de 360 mil viagens.

Veja também:

Conheça mais sobre as tecnologias voltadas ao agronegócio lendo as matérias do Estadão Summit Agro. Acesse os links a seguir!