Presente em diversos setores da economia moderna, as soluções baseadas em inteligência artificial (IA) também estão se popularizando nas fazendas e nas lavouras. Confira algumas possibilidades de uso no meio rural!
Nas propriedades rurais, é possível realizar mapeamentos ainda mais ricos em informação. Posteriormente, esses dados podem ser utilizados para treinar máquinas inteligentes e drones em tarefas cotidianas.
Devido ao aquecimento global, até mesmo as tecnologias modernas falham na detecção de eventos climáticos abruptos. As soluções em IA são assertivas e podem avaliar dados locais do tempo, evitando problemas nas fazendas.
Embora parte do maquinário rural moderno já possa ser operado remotamente, a interação humana ainda é necessária no cotidiano. O uso da IA solucionaria esse problema, além de tornar a operação mais assertiva.
Para oferecer tantos benefícios, o uso de soluções com IA exigem um processamento intenso de dados, geralmente realizado na internet. No Brasil, cerca de 70% das propriedades rurais ainda estão desconectadas da rede.
Com a população mundial crescendo rapidamente, a demanda por alimentos deve crescer em 60% até 2050. Nesse contexto, as soluções de IA podem evitar problemas e aumentar a produtividade das fazendas.
Entenda melhor os usos da IA no agronegócio e os desafios de sua implantação na matéria completa do Summit Agro, disponível no link a seguir!