Tratando-se de um dos produtos mais valiosos na economia nacional desde sua chegada ao Brasil, o café gera empregos e riquezas anualmente há séculos. Relembre sua história e importância!
Presente da Guiana Francesa, a primeira muda de café — da espécie Coffea arabica — chegou ao Brasil em 1727. Com terras favoráveis para o cultivo do grão, não demorou para que se tornasse o produto favorito nas fazendas.
Com sua popularização nas fazendas, o café se tornou o principal produto de exportação no Brasil ainda em 1830. Seu impacto promoveu o desenvolvimento do país, com destaque ao Estado de São Paulo.
Mesmo após crises em 1870 e 1929, em razão de eventos climáticos e da Crise na Bolsa de Nova York respectivamente, o café seguiu em destaque na economia nacional e representou 30% da exportação internacional em 2021.
Ainda em 2021, o café figurou em quarto lugar na lista de Valor Bruto de Produção (VBP), na categoria de produtos das lavouras, contribuindo com R$ 42,59 bilhões no Produto Interno Bruto (PIB) nacional.
Em dados mais recentes, conferem-se os efeitos do problema: no primeiro semestre deste ano, o Brasil exportou 10,3% menos sacas de café em relação ao mesmo período no ano passado — cerca de 20,2 milhões de unidades.
Conheça mais do mercado de café no Brasil e no mundo na matéria completa do Summit Agro!