A produção alimentícia é uma preocupação de todos os grandes países. A indústria de alimentos desempenha um aspecto central na saúde da população global e na preservação do planeta. O Brasil, por ser um grande produtor de alimentos, tem um papel muito central no futuro dessa indústria.
O mercado alimentício afeta os países de várias formas. Pode-se pensar, por exemplo, no impacto ambiental de certas práticas de cultivo e produção e na qualidade dos alimentos que são oferecidos às camadas mais pobres da população.
Muitos empresários e pesquisadores estão trabalhando em novas tendências para essa cadeia produtiva. São iniciativas que pensam na sustentabilidade das lavouras, no aumento responsável da produtividade, no atendimento das normas internacionais do setor e na distribuição inteligente e justa da produção agrícola. Veja mais a seguir.
Vários países têm criado certificados ambientais para assegurar que os acordos que realizem se deem apenas com parceiros comerciais que se comprometem em não agredir o meio ambiente.
Uma tendência para o futuro da alimentação está na fabricação de produtos que promovam a saúde. Os consumidores atuais estão cada vez mais interessados em uma alimentação de qualidade, que consiga juntar boa nutrição e sabor. Os alimentos orgânicos, por exemplo, estão em alta.
A preocupação dos consumidores também se estende para as relações entre a indústria alimentícia e os fornecedores dela. Assim, uma tendência é que cada vez mais empresas compartilhem de maneira transparente informações dos processos, como a parte da distribuição.
Os avanços tecnológicos estão cada vez mais inseridos na indústria alimentícia. A chegada do 5G, a automatização das etapas produtivas e o uso da internet para melhorar a gestão dos processos estão tornando as empresas mais modernas e competitivas.
A tecnologia também está chegando às embalagens, que desempenham um papel fundamental no mercado de alimentos. Estão surgindo novos materiais que preservam mais os alimentos, diminuem o desperdício e informam ao consumidor as condições ideais para o consumo.
Tudo isso também tem feito que os sistemas de entrega de alimentos precisem ser repensados. Novos modais estão sendo pesquisados, como caminhões movidos a bateria, carros elétricos e iniciativas que reduzem o impacto ambiental.
Conheça mais das tendências no mercado alimentício lendo a matéria completa no Estadão Summit Agro!