A Páscoa é uma data bastante esperada pelos brasileiros. É um momento em que as famílias se reúnem e dividem momentos à mesa, e muitas seguem a tradição de comer peixe nesse dia.
A Páscoa marca uma tradição importante para os cristãos e judeus, pois relembra a data da crucificação e a ressurreição de Jesus Cristo. Para os judeus, a palavra “Páscoa” remete a Pessach, que significa passagem e aponta para a libertação do povo hebreu.
O alimento mais lembrado nessa época é o chocolate. Para os cristãos, o peixe, outro alimento muito consumido, é um elemento importante e relacionado a Jesus e aos apóstolos, que eram pescadores. A seguir, confira cinco receitas com pescados para seguir a tradição da data.
O bacalhau à Gomes de Sá é um tradicional prato português que agrada muita gente. Nesta receita, serve-se o bacalhau desfiado com cebola, alho e batatas, finalizado com ovos cozidos e azeitonas pretas. O toque especial está no azeite de oliva que acompanha o prato.
O salmão também é muito estimado nos lares brasileiros. Com o acompanhamento do maracujá, de gosto amargo e doce, fica ótimo. Na receita, ele é assado no forno e recebe o acompanhamento do molho apenas no final.
Nesta receita, usa-se o peixe cortado em postas (como cação ou merluza) e cozido com leite de coco, que é acrescido de leite integral. O toque especial se dá pelo tempero com coentro.
A merluza é uma ótima opção para a Páscoa. Nesse preparo, ela vai ao forno acompanhada de batata, pimentão, tomate, azeitona, cebola e orégano. Por fim, o molho de tomate cobre todos os ingredientes, deixando o prato muito suculento.
Embora seja chamado de azeite, nada mais é do que um óleo retirado da azeitona. É considerado muito saudável e capaz de oferecer benefícios para a saúde. A versão extravirgem é a mais recomendada, pois é obtida por um método de alta pressão sem que haja aquecimento (processo que pode modificar as propriedades).
Saiba mais das tradições da Páscoa no blog do Estadão Summit Agro.
Leia aqui!