Ícone do site Canal Agro Estadão

São Paulo inaugura primeira planta de combustível verde para aviação no Brasil

Projeto em parceria com Alemanha envolve investimentos de 7,8 milhões de euros

Por Rafael Bruno – editada por Mariana Collini em 18/10/2024

A primeira planta industrial para produção de combustível de aviação sustentável (SAF, na sigla em inglês) a partir de biogás de resíduos de biomassa do setor sucroenergético, será instalada no estado de São Paulo. A informação foi divulgada nesta quarta-feira, 16, pelo governo paulista através da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado (Semil).  

O comunicado ocorre após o Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha, por meio da Agência Alemã de Cooperação Internacional (Giz), ter firmado uma parceria com a empresa Geo Bio Gas & Carbon, que vai executar o projeto.

De acordo com a Semil, um estudo recente, em parceria com a Giz, indicou São Paulo como favorável para o desenvolvimento de um polo produtor desse tipo de combustível, destacando o mercado potencial, a abundância de recursos energéticos e a infraestrutura robusta.

“A iniciativa está em linha com a estratégia climática do Estado de São Paulo, que tem metas ambiciosas de mitigação visando a redução nas emissões de gases de efeito estufa”, Natália Resende, secretária da pasta. “São Paulo reúne condições únicas de matriz elétrica renovável, abundância de biomassa, economia pujante e regras claras para atração desse tipo de projeto”, completa.

O projeto com prazo de três anos prevê investimentos da ordem de 7,8 milhões de euros (cerca de R$ 48 milhões), dos quais 1,5 milhão de euros serão recursos públicos da Alemanha.

A iniciativa também conta com a parceria da Copersucar e com o financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A produção esperada é de cerca de 750 litros por dia de SAF, a partir de 2025, que pode ser misturado com o combustível fóssil querosene de aviação (QAV), reduzindo a pegada de carbono do transporte aéreo.

https://agro.estadao.com.br/tudo-sobre-agrosp/sp-tera-1a-planta-industrial-de-combustivel-verde-de-aviacao

Foto: Adobe Stock

Sair da versão mobile