Por Isadora Duarte -Estadão Conteúdo
A Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio) afirmou que o projeto de lei do Combustível do Futuro (PL 528/2020) vai impulsionar investimentos de cerca de R$ 200 bilhões no mercado de biocombustíveis. “O projeto trará ganhos imensuráveis para a sociedade brasileira, a começar por investimentos projetados, viabilizados a partir da segurança jurídica e da previsibilidade resultantes da vigência do marco legal. São recursos que fortalecerão a segurança energética, alimentar, ambiental e de saúde pública do País”, disse a frente em nota assinada pelo presidente deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS).
A manifestação da FPBio ocorre após a apresentação, pelo senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), de parecer favorável ao texto na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado. Para a frente parlamentar, o relatório de Veneziano é “um grande avanço para o Brasil e para o setor de biocombustíveis. “O projeto representa um passo definitivo para o País na estratégia de liderar a transição energética em nível global”, disse a bancada.
A FPBio ressalta que o PL vai possibilitar o salto da produção de biodiesel no País de 9 bilhões de litros neste ano para 15 bilhões de litros em 2030, quando a mistura do biocombustível ao óleo diesel poderá chegar a 25%, de acordo com o projeto. “Quanto maior for a produção de biodiesel, maior será a oferta de farelo de soja no País, o que se traduz em mais competitividade para a proteína animal exportada e em preços menores no mercado interno”, ressaltou a frente.
Foto: GettyImages