Roundup: o que é e para que serve o glifosato?

13 de janeiro de 2022 4 mins. de leitura
O glifosato, princípio ativo do Roundup, pode ser comprado sem receituário e é utilizado como herbicida não seletivo em agricultura e jardinagem

Conheça o mais relevante evento sobre agronegócio do País

O Roundup, que tem glifosato como principal ingrediente ativo, começou a ser vendido pela Monsanto em 1974. Mais de 20 anos depois, a empresa desenvolveu plantações geneticamente modificadas que podiam resistir à exposição direta ao produto químico. Os agricultores aceitaram a ideia e começaram a pulverizar mais com o agroquímico.

Apesar de ser considerado de baixa toxicidade, o uso da substância tem sido controverso, pois pode estar associado à ocorrência de câncer. Por isso, como qualquer outro produto químico, a aplicação do Roundup deve seguir estritamente as recomendações de segurança, para evitar danos para a saúde humana, animal e do meio ambiente.

O que é o Roundup?

Glifosato é o princípio ativo do Roundup e de diversos herbicidas. (Fonte: Zerbor/Shutterstock)
Glifosato é o princípio ativo do Roundup e de diversos herbicidas. (Fonte: Zerbor/Shutterstock)

Roundup foi a marca comercial da primeira patente de glifosato, um herbicida não seletivo capaz de eliminar praticamente qualquer planta com a qual entra em contato. Depois que o composto é aplicado, as folhas das plantas o absorvem, levando o químico até as raízes.

No Brasil, o produto é fabricado pela Bayer, que adquiriu a Monsanto, mas outras 50 empresas têm registro para a comercialização do glifosato. O herbicida é vendido em mais de 130 países, sendo o defensivo agrícola mais popular do mundo.

Para que serve o herbicida?

O herbicida glifosato é indicado para áreas de plantio direto, uma vez que pode ser utilizado como dessecante para formação de palhada nesse sistema de plantio. A substância se tornou fundamental para controlar plantas daninhas em culturas transgênicas, como a da soja. Graças à tecnologia de modificação genética, é possível aplicar o herbicida sem comprometer o desenvolvimento da soja, o que resulta em maior produtividade e menor custo de produção, sendo um dos grandes avanços da agricultura moderna.

O produto deve ser aplicado de forma dirigida sobre as ervas daninhas, de acordo com as recomendações técnicas. Seguindo essa indicação, o agrotóxico não afeta o crescimento nem a produtividade da cultura em que for aplicado.

Leia também:

Como a queda da produção chinesa de agrotóxico afeta o agronegócio?

Nova geração de soja estará disponível na próxima safra

Agrotóxico é encontrado em alimentos ultraprocessados, diz estudo

Como diluir Roundup

Roundup geralmente é pulverizado nas lavouras. (Fonte: Leonid Eremeychuk/Shutterstock)
Roundup geralmente é pulverizado nas lavouras. (Fonte: Leonid Eremeychuk/Shutterstock)

O Roundup geralmente é pulverizado a partir de uma diluição em tanques com água, com dose definida segundo o tamanho da área de aplicação. O volume utilizado também é influenciado pela cultura na qual será aplicado o pesticida, bem como pelo tipo da planta invasora a ser eliminada. Geralmente, as doses variam entre 1 e 6 litros por hectare.

Na diluição, o tanque do pulverizador deve ser preenchido com água em pelo menos 70% da  capacidade. O herbicida deve ser colocado, aos poucos, com o sistema de agitação do pulverizador ligado. Depois de cinco minutos, o tanque pode ser completado com água, ainda com a agitação em funcionamento.

Quanto tempo depois de aplicar o Roundup pode chover?

A aplicação deve ser realizada com um intervalo mínimo de duas horas antes ou depois da chuva. A depender da composição do produto, esse tempo pode variar. Isso é necessário para evitar a perda da substância, que pode ser “lavada” com facilidade, em alguns casos, perdendo a eficácia da aplicação.

Por quanto tempo o Roundup fica no solo?

Os ingredientes do Roundup são solúveis em água e incluem glifosato, água e um agente de molhagem. Quando o produto entra em contato com o solo, é decomposto ao longo do tempo em dióxido de carbono e nitrogênio, substâncias que são inofensivas ao meio ambiente. O tempo exato para que isso aconteça depende da quantidade e da força do produto no solo, podendo demorar até seis meses. 

Fonte: RoundUp, Galpão Centro Oeste, Ehow, National Pesticide Information Center (NPIC).

Este conteúdo foi útil para você?

169140cookie-checkRoundup: o que é e para que serve o glifosato?

Canal Agro