Quais são e onde estão os principais biomas brasileiros?

4 de janeiro de 2022 4 mins. de leitura
A preservação dos biomas brasileiros é fundamental para garantir a regulação do clima e a diversidade da vegetação e da fauna

Conheça o mais relevante evento sobre agronegócio do País

Os biomas brasileiros têm destaque internacional por sua grande extensão e biodiversidade. Importantes fontes de recursos naturais, funcionam como reguladores do clima em todo o País. A sua preservação é fundamental para garantir a ocorrência dos ciclos hidrológicos que permitem a realização das atividades agrícolas.

O que são biomas e quais são os principais?

O bioma engloba a vida vegetal e animal que existe em uma região com condições geológicas e climáticas semelhantes, que permitiram a formação de uma paisagem e a diversidade de flora e fauna própria. Os principais biomas brasileiros são Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa.

Qual é o maior bioma brasileiro?

Amazônia abriga um terço da madeira tropical do mundo. (Fonte: Curioso Photography/Shutterstock)
Amazônia abriga um terço da madeira tropical do mundo. (Fonte: Curioso Photography/Shutterstock)

A Amazônia tem mais de quatro milhões de quilômetros quadrados, o que representa quase metade de todo o território do Brasil, e é o maior bioma do País e da América do Sul. Seu nome faz referência à bacia hidrográfica do rio Amazonas, a maior do mundo, que cobre quase seis milhões de metros quadrados, tem 1,1 mil afluentes e despeja 175 milhões de litros de água por segundo no Oceano Atlântico.

Qual é o segundo maior bioma brasileiro?

Com uma área de dois milhões de metros quadrados, o Cerrado ocupa cerca de 22% do território brasileiro, sendo o segundo maior bioma do País e da América do Sul. Apesar de abrigar as nascentes das três principais bacias hidrográficas brasileiras, apenas 8,21% de sua área é protegida legalmente por unidades de conservação.

Biomas por regiões do País

Além dos seis biomas brasileiros, País conta com um sistema costeiro-marinho de grande biodiversidade e relevância econômica. (Fonte: IBGE/Reprodução)
Além dos seis biomas brasileiros, País conta com um sistema costeiro-marinho de grande biodiversidade e relevância econômica. (Fonte: IBGE/Reprodução)

Os biomas brasileiros estão concentrados em áreas contínuas que não correspondem exatamente às divisões regionais e aos limites entre os Estados.

Amazônia

A Região Norte é quase totalmente ocupada pela Amazônia, e o bioma ainda avança por áreas do Centro-Oeste e Nordeste. Em sua área, o bioma abriga 30 mil espécies de vegetais, sendo 2,5 mil espécies de árvores, e mais de cinco mil espécies de animais, especialmente aves e peixes.

Caatinga

A Caatinga ocorre desde o norte de Minas Gerais até o Ceará, passando por todos os Estados do Nordeste, com exceção do Maranhão. Cerca de 27 milhões de pessoas dependem dos recursos do bioma localizado no semiárido brasileiro para sobreviver.

Cerrado

O Cerrado está localizado na parte central do País, em uma faixa do Maranhão até o Mato Grosso do Sul, e de Minas Gerais e Bahia até o Mato Grosso, com alguns trechos de São Paulo. A região abriga um grande número de espécies endêmicas e tem mais de cem espécies de animais ameaçadas de extinção.

Mata Atlântica

A maior parte da faixa litorânea brasileira do Rio Grande do Sul até o Rio Grande do Norte é ocupada pela Mata Atlântica. O bioma também ocupa todo o Paraná e Santa Catarina, grande parte de São Paulo e o leste mineiro. Devido à ocupação humana, atualmente apenas 29% de sua área original está preservada.

Pampa

O Pampa abrange 63% do território do Rio Grande do Sul. O bioma abriga a maior parte do aquífero Guarani. A ocupação econômica caracterizada pela pecuária extensiva tem gerado excelentes resultados para a sua preservação.

Pantanal

O Pantanal está localizado na faixa oeste do Mato Grosso do Sul e na parte sul do Mato Grosso. Com apenas 150 mil quilômetros quadrados, é o bioma brasileiro que ocupa o menor espaço territorial, sendo formado por uma planície influenciada pelos rios que drenam a bacia do Alto Paraguai. 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Este conteúdo foi útil para você?

168820cookie-checkQuais são e onde estão os principais biomas brasileiros?

Canal Agro