4 dicas práticas de como ajudar a salvar a Amazônia

16 de setembro de 2021 4 mins. de leitura
Bioma da Amazônia está chegando próximo de seu ponto de não retorno e pode se tornar uma savana, com consequências incalculáveis para o agronegócio

Conheça o mais relevante evento sobre agronegócio do País

Salvar a Amazônia pode ser um ponto-chave para garantir a sobrevivência humana no mundo como conhecemos hoje. O bioma tem um papel fundamental na regulação da temperatura do planeta e no regime de chuvas no Brasil, um dos maiores produtores de alimentos do mundo.

No entanto, nos últimos anos, a floresta sofre com um crescente desmatamento e queimadas, o que tem contribuído para a redução da capacidade de sequestro de carbono, além de aumentar a emissão de gases de efeito estufa. Com isso, o sistema amazônico pode ter seu ponto de equilíbrio rompido, entrando em um caminho de desertificação sem volta.

A atividade agropecuária pode ser inviabilizada na região central do Brasil por conta das mudanças climáticas causadas pelo sumiço da floresta, como elevação de temperaturas e diminuição de chuvas, segundo o último relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), da Organização das Nações Unidas (ONU).

Apesar do cenário sombrio, grandes empresas e até cidadãos comuns podem contribuir para a preservação do bioma amazônico. Conheça quatro ações que podem ajudar a salvar a Amazônia.

1. Consumo consciente

A Amazônia pode ser explorada economicamente de forma sustentável. (Fonte: Shutterstock/qualtaghvisuals/Reprodução)
A Amazônia pode ser explorada economicamente de forma sustentável. (Fonte: Shutterstock/qualtaghvisuals/Reprodução)

Conhecer a origem dos produtos consumidos contribui para a preservação da Amazônia. No caso da madeira e da carne, existem certificações que garantem a produção livre de desmatamento ilegal. O próprio agronegócio aderiu à moratória da soja, que assegura que o grão produzido no bioma amazônico esteja livre de desflorestamentos ocorridos após o dia 22 de julho de 2008.

Além disso, a exploração econômica da Amazônia pode garantir a sua preservação. O consumo de produtos com certificação de produção sustentável na região proporciona a geração de renda e a manutenção da floresta em pé.

Leia também:

Como o agronegócio pode ajudar a preservar a Amazônia?

Aquecimento global pode inviabilizar agronegócio no Brasil

Amazônia: Salve, se puder!

2. Fortaleça as redes de apoio

Uma série de pessoas e instituições realizam um trabalho contínuo pela preservação da Amazônia. Dessa forma, realizar doações para essas organizações ou apenas dedicar um tempo para assinar petições e divulgar ações, mobilizações e campanhas auxilia na luta pela preservação da floresta. A cobrança de um posicionamento de empresas e pessoas de relevância contribuem para dar visibilidade à causa.

3. Aprenda com os povos da floresta

Áreas da floresta amazônica ocupadas por populações locais são mais bem preservadas. (Fonte: Shuterstock/ESB Professional/Reprodução)
Áreas da floresta amazônica ocupadas por populações locais são mais bem preservadas. (Fonte: Shuterstock/ESB Professional/Reprodução)

A floresta amazônica é habitada por pessoas há pelo menos 13 mil anos. Os moradores locais conseguiram sobreviver no bioma, ao mesmo tempo que garantiram a sua biodiversidade. 

Até hoje, as regiões de floresta habitadas por comunidades indígenas e populações locais são mais bem conservadas. Por isso, conhecer e incentivar ações que promovem as pessoas dessas comunidades ajuda a garantir a manutenção da Amazônia.

4. Incentive o reflorestamento

Iniciativas de reflorestamento de áreas degradadas são importantes para ajudar a regeneração da floresta. 

Uma das iniciativas mais antigas da Amazônia, o Projeto Reflorestamento Econômico Consorciado Adensado (Reca), fundado em 1989, incentiva o plantio sustentável com pagamentos anuais pela preservação de 5 mil hectares de sítios e chácaras no Amazonas, Acre e Rondônia.

Fonte: Natura, Instituto Socioambiental, Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Imazon.

Este conteúdo foi útil para você?

155680cookie-check4 dicas práticas de como ajudar a salvar a Amazônia

Canal Agro