Quer impulsionar seus negócios? Se inscreva no Summit Agronegócio, evento que reúne os maiores especialistas em agro do País.
***
“A dieta do rebanho bovino afeta a eficiência dos sistemas de produção leiteiro e tem influência no meio ambiente”, essa foi a conclusão de um estudo realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Assim, a nutrição de precisão pode reduzir custos e diminuir a produção de substâncias com impacto ambiental na criação de animais.
A nutrição animal deve ser planejada por profissional habilitado, que determinará a dieta mais adequada para as exigências do animal e com o melhor custo, conforme a fase de produção. Entretanto, durante a preparação do alimento, os tratadores podem cometer erros ou realizar adaptações que afetam o resultado nutricional dos animais.
Para superar esses obstáculos e garantir a correta alimentação do rebanho, a nutrição de precisão pode ajudar o pecuarista ao oferecer uma dieta mais próxima da necessidade do gado, com maior controle das informações. A tecnologia ajuda a reduzir os ingredientes utilizados na alimentação, proporcionando uma maior eficiência e sustentabilidade na produção.
Implantação de nutrição de precisão
A nutrição de precisão tem como principal objetivo o máximo aproveitamento da ração fornecida ao animal. Por meio de ajustes na dieta animal, é possível eliminar excessos na alimentação, economizar recursos financeiros e poluir menos o meio ambiente, sem perder os requisitos nutricionais necessários ao crescimento e à produtividade dos animais.
A nutrição de precisão exige uma mudança na forma como o manejo de animais é realizado na propriedade. O início da implantação da tecnologia na fazenda envolve a coleta de dados sobre composição dos alimentos e a exigência nutricional do gado. Essas informações são processadas em um software de modelo nutricional que produzirá uma dieta para ser seguida.
A equipe da fazenda deve preparar a dieta elaborada pelo computador e fornecer a alimentação aos animais, todo esse processo deve ser controlado e realizado com cuidado, para evitar desperdícios. Além disso, esse maior controle também permite a correta relação entre a dieta oferecida e a exigência nutricional do animal de acordo com cada fase de produção.
Benefícios da dieta correta
A pesquisa da Embrapa calculou o balanço de nutrientes em 14 vacas das raças Holandesa e Jersolanda em lactação durante um ano. Os animais foram divididos em dois grupos que receberam a mesma dieta, mas com percentuais diferentes na formulação do concentrado.
No primeiro, a dieta oferecida tinha 20% de proteína bruta por toda a lactação. No segundo, o ajuste proteico concentrado foi feito conforme a produção de leite média no período e as exigências nutricionais dos animais.
O estudo apontou que a utilização de uma dieta balanceada, além contribuir para a redução de custos e a melhoria da produtividade, é um fator importante na manutenção da saúde e longevidade dos animais. O equilíbrio na alimentação também diminui a produção de nitrogênio e fósforo, reduzindo o impacto no meio ambiente e facilitando a obtenção de licença ambiental.
Quer saber mais técnicas de nutrição do gado? Se inscreva no Summit Agro, evento que reúne os maiores especialistas em agronegócio do País.
Fonte: Universidade Federal do Paraná (UFPR), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Educa Point e Sociedade Nacional de Agricultura (SNA).