Ícone do site Canal Agro Estadão

Gripe aviária H5N8 é identificada na Alemanha

Quer impulsionar seus negócios? Se inscreva no Summit Agronegócio, evento que reúne os maiores especialistas em agro do País.

***

A gripe aviária do tipo H5N8, que causou grandes prejuízos para a Europa em 2019, voltou a preocupar a Alemanha nesse início de 2020. Na segunda quinzena de março, autoridades divulgaram o registro da doença em uma granja de frangos no país. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o risco de contaminação do H5N8 em humanos é baixo. Porém, a organização não descarta totalmente essa possibilidade.

Por isso, e diante de um cenário de pandemia mundial, as medidas de contenção e prevenção de outras doenças respiratórias seguem sendo cumpridas à risca.

(Fonte: Pixabay)

Autoridades alemãs em alerta

O novo caso de H5N8 foi registrado em uma fazenda em Bad Lausick, uma cidade perto do distrito de Leipzig no leste da Alemanha. Cumprindo o protocolo sanitário, todos os animais da granja foram sacrificados, e o local foi totalmente isolado e desinfectado.

Dentre os países que sofreram algum tipo de impacto negativo no final de 2019 por conta desse vírus, estão a Hungria, a Polônia, a República Checa e a Eslováquia. Na Alemanha, o novo registro completa a segunda notificação da doença no país só em 2020 – em janeiro, o vírus foi identificado em uma ave selvagem.

As ações de remediação geram altos prejuízos econômicos para os produtores, causando também impacto na indústria do país e nas relações de abastecimento e importação. Por isso, qualquer sinal de circulação do vírus já é motivo para que os governantes e ministérios do setor precisem se movimentar.

Sendo assim, o governo alemão definiu novas regras para impedir que animais selvagens possam levar o vírus para os de criadouros. Em locais onde há maior risco desse contágio, por exemplo, as aves devem ser mantidas dentro de áreas fechadas e isoladas.

(Fonte: Pixabay)

O que é a gripe aviária – H5N8?

Assim como as demais influenzas, a gripe H5N8 se trata de uma doença viral que causa problemas respiratórios. Algumas das variações desse vírus afetam e infectam os seres humanos, como o H1N1, H7N7, H9N2 e H7N9.

No caso da gripe aviária registrada na Alemanha, a transmissão de pessoa para pessoa é rara e apresenta baixos índices. Já caso uma pessoa tenha contato a longo prazo com animais infectados, há sim grandes chances de contaminação.

Os sintomas da doença em humanos são semelhantes a uma gripe forte, com febre, dores no corpo, cansaço e dificuldade respiratória – na maioria dos casos, há complicações que levam os pacientes a ser internados em UTI.

Diante de um cenário de crise causado pela covid-19, autoridades lutam para que outras doenças registradas sejam contidas o mais rápido possível. Por isso, pedem que seja seguido à risca o protocolo de controle da H5N8: com o sacrifício de todos os animais expostos a outro infectado, quarentena e desinfecção completa do local.

A H5N8 é popularmente chamada de gripe aviária, pois acomete principalmente as aves. No entanto, embora a recorrência nesse caso seja menor, ela também pode ser altamente contagiosa em rebanhos suínos.

Quer ficar por dentro das novidades sobre saúde no agronegócio? O Summit Agronegócio reúne especialistas e autoridades para discutir os temas mais relevantes do setor, como vacinação, H5n8, sanidade animal e melhor manejo para um rebanho saudável. Faça parte da evolução do agro e participe do evento mais completo do setor. Para saber mais, é só clicar aqui!

Fonte: Pebmed.

Sair da versão mobile