Qual é a importância dos lavradores nas fazendas?

26 de julho de 2022 4 mins. de leitura
Cultivar a terra requer dedicação e compromisso com as pessoas e com o meio ambiente

Conheça o mais relevante evento sobre agronegócio do País

Preparar o solo, alinhar as estratégias, depositar a semente no chão e aguardar a colheita. Para ter o alimento pronto à mesa em quantidade e com qualidade, a sociedade precisa das mãos de quem ama a terra e, apesar dos desafios, segue cultivando grãos, frutas, fibras e energia.

Existem sementes que nascem sozinhas, mas há outras que precisam de estímulo. Seja qual for a produção, lavradores são extremamente necessários assim como médicos, dentistas, frentistas e diaristas. Descubra qual é a importância de homens e mulheres do campo que produzem o básico para a sobrevivência: os alimentos.

A arte de lavrar o solo

“Lavradores”, “agricultores” e “produtores” são termos que tratam da mesma pessoa: aquela que tira da terra o alimento. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Lavradores e agricultores podem ser considerados sinônimos, dada a importância em comum que promovem: trabalhar a terra e prover dela o alimento que chega à mesa de muitas pessoas. No calendário brasileiro, o Dia do Lavrador é comemorado em 23 de junho e o Dia do Agricultor em 28 de julho, mas apenas a última data é celebrada pelos meios governamentais, tendo sido decretada pelo Imperador Dom Pedro II em 1960.

Quem cuida da terra pode ter várias denominações, mas tem também uma importância fundamental com as pessoas e o meio ambiente. Não basta produzir, é preciso preservar, e isso os lavradores brasileiros têm feito muito bem; com 66% do território preservado, o País detém grande vantagem no mercado internacional de commodities. De acordo com dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a produção é feita em 30% do território, sendo 21% com pastagens, 8% com agricultura e 1,2% com florestas plantadas.

A importância da agricultura para o Brasil e para o mundo

Lavradores produzem alimentos para 8 bilhões de habitantes. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Todo alimento produzido no mundo é cultivado por cerca de 7% dos habitantes; são os lavradores que cultivam o solo, tratam os animais e ajudam a manter a vida em expansão. As técnicas de produção utilizadas em cada país podem diferir quanto ao tipo e à necessidade, mas todas têm o mesmo objetivo: ajudar a alimentar o planeta.

Além de produzir alimentos para a população brasileira, o País está se tornando um celeiro para o mundo, e são lavradores e produtores que merecem os cumprimentos por isso. Em março de 2022, as exportações do agronegócio atingiram valor recorde motivado pelo preço dos produtos comercializados.

Apesar dos desafios enfrentados nos últimos anos, como quebra de safra, secas e ataques de pragas, os produtores seguem adiante, cultivando soluções e contornando os dilemas da produção.

Trabalhar e promover mais trabalho

5 milhões de produtores rurais dão espaço para mais de 10 milhões de trabalhadores rurais. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Os lavradores levantam cedo e trabalham todos os dias porque as plantas não esperam, elas têm ciclos e não têm tempo para feriados. Nesse aspecto, cultivar pode parecer cansativo, por isso é preciso que haja trabalhadores para dar continuidade à produção.

Os cerca de 5 milhões de produtores rurais dão espaço para mais de 10 milhões de trabalhadores rurais. É a agricultura que ajuda a movimentar a economia brasileira e ainda coloca o alimento na mesa dos consumidores.

Os desafios são muitos e vão continuar surgindo, mas com a ajuda e a força de vontade de lavradores, produtores e agricultores é possível continuar vencendo os desafios e aproveitando cada oportunidade para produzir mais e melhor.

Leia também: Dia do Agricultor: conheça o perfil do produtor rural brasileiro.

Quer saber mais? Conheça a opinião de nossos parceiros especialistas sobre os principais temas do agronegócio.

Fonte: Our world in data, Embrapa

Este conteúdo foi útil para você?

193450cookie-checkQual é a importância dos lavradores nas fazendas?

Canal Agro