Qual é a importância do solo para o plantio?

1 de dezembro de 2021 4 mins. de leitura
O solo é a base para a qualidade e o volume da produção agrícola

Conheça o mais relevante evento sobre agronegócio do País

O solo é a principal ferramenta da agricultura, sendo um recurso natural e renovável fundamental para o plantio. Ele é determinante na escolha do tipo de cultivo que será aplicado em determinado local e também fator decisivo para uma produtividade positiva. 

No Brasil, existe uma grande variedade de solos, que vão desde os mais arenosos e impróprios para o cultivo até os mais humosos e ricos em nutrientes — tipos mais recomendados para a agricultura. 

A necessidade de alta produtividade é um fator que mostra a importância de um solo rico em nutrientes e bem-estruturado. (Fonte: Shutterstock/Krisana Antharith/Reprodução)
A necessidade de alta produtividade é um fator que mostra a importância de um solo rico em nutrientes e bem-estruturado. (Fonte: Shutterstock/Krisana Antharith/Reprodução)

Qual é a estrutura ideal do solo?

A estrutura do solo afeta diretamente a decisão sobre o local ser apropriado ou não para a agricultura. Para um solo ser considerado fértil, ele necessita de uma composição complexa (com acesso à luz e ao calor), riqueza em nutrientes essenciais e capacidade de prover a água que o cultivo escolhido precisa.

A partir da composição mencionada acima, é possível sustentar uma grande produtividade agrícola e, ao mesmo tempo, desempenhar as funções ambientais necessárias. 

Leia também:

Alvadi Antonio Balbinot Junior, Julio Cezar Franchini e Henrique Debiasi, pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Soja, definiram cinco características essenciais que mostram a importância do solo bem- estruturado: 

  • alta atividade biológica;
  • solo não pulverizado, ou seja, sem um desequilíbrio de areia, silte ou argilas;
  • profundidade que não comprometa o crescimento das raízes;
  • presença de agregados grumosos;
  • equilíbrio, sem estar desestruturado ou compactado, isto é, com predomínio de agregados de 1 a 4 centímetros.

Aeração do solo

O último ponto apresentado por Alvadi Antonio Balbinot Junior, Julio Cezar Franchini e Henrique Debiasi é um dos aspectos cruciais do cuidado. Normalmente, a compactação e a desestruturação são sinais de falta de atenção com a base da agricultura. Uma solução é a aeração do solo, também conhecida como descompactação. 

A aeração é feita da seguinte maneira: quando o solo está cheio de água, é realizada uma drenagem dos macroporos, fazendo que o ar passe a ocupar o espaço onde antes havia apenas água. Essa ação simples permite que o ar esteja mais presente na composição do solo.

Essa prática é importante para garantir uma boa permeabilidade do solo ao ar e à água, permitindo uma respiração maior de plantas e micro-organismos, bem como uma decomposição melhor do material orgânico.

A aeração permite um equilíbrio na presença de ar e água no solo. (Fonte: Shutterstock/funnyangel/Reprodução)
A aeração permite um equilíbrio na presença de ar e água no solo. (Fonte: Shutterstock/funnyangel/Reprodução)

Elementos importantes do solo

Fora as características mencionadas acima, o solo tem mais três elementos que fazem parte de sua composição: a areia, o silte e a argila. 

A areia, com um diâmetro que varia de 0,05 a 2 milímetros, é composta de um pequeno acúmulo de rochas ou minerais. Entre os minerais que fazem parte de sua composição, estão: quartzo, muscovita, turmatita, feldspato, mica e magnetita. 

O silte é composto de feldspato, piroxênio, anfibólio, biotita e outros componentes, sendo a parte responsável por aquela sensação de sedosidade do solo. Normalmente, as partículas de silte têm um diâmetro entre 0,05 mm e 0,002 mm. 

Por fim, a argila é responsável pela sensação de pegajoso e plasticidade do solo. Por ter um diâmetro menor do que 0,002 mm, é impossível vê-la a olho nu. A argila é composta de minerais secundários: ilita, montmorillonita e caulinita.

Fonte: FGI, Mundo Husqvarna, My Farm. 

Este conteúdo foi útil para você?

165600cookie-checkQual é a importância do solo para o plantio?

Canal Agro