Qual é a diferença entre rancho, sítio, fazenda e chácara?

3 de janeiro de 2022 4 mins. de leitura
Você quer comprar um rancho ou um sítio? A denominação das propriedades rurais depende de tamanho e localização, mas também de questões culturais

Conheça o mais relevante evento sobre agronegócio do País

Quem busca por uma propriedade rural em imobiliárias e sites de classificados pode se deparar com diversas nomenclaturas: ranchos, chácaras, sítios e fazendas podem parecer iguais para quem é leigo no assunto. Na verdade, mesmo para os entendidos, a definição de cada tipo de imóvel pode parecer confusa — ela se relaciona com o tamanho do terreno, a localização, mas também tem muito a ver com questões culturais e pode mudar de região para região.

Por exemplo: em algumas partes da Região Norte, o tamanho é o fator mais importante para diferenciar sítios, chácaras e fazendas, enquanto no Sul as características do imóvel também são consideradas para essa categorização.

De modo geral, podemos dizer que as chácaras são propriedades menores e mais próximas da zona urbana, os sítios são um pouco maiores e mais afastados, enquanto ranchos são terrenos maiores, porém direcionados ao lazer. As grandes propriedades que não se encontram nessas outras definições podem ser chamadas de fazendas. A seguir, explicamos melhor cada um dos conceitos, para uma compreensão mais profunda. 

Chácaras costumam ser menores e mais próximas da cidade que um sítio ou rancho — mas as classificações não são exatas (Fonte: Rusyena/Unsplash)
Chácaras costumam ser menores e mais próximas da cidade que um sítio ou rancho — mas as classificações não são exatas (Fonte: Rusyena/Unsplash)

O que é uma chácara?

Começando pelo menor tipo de propriedade rural, costuma-se denominar chácara aqueles imóveis menores e mais próximos da cidade — geralmente com apenas uma casa, algumas poucas hortas ou pomares, além de alguns animais. 

Não há uma definição exata de tamanho, mas sendo esse o menor tipo, existem chácaras com alguns milhares de metros quadrados até cerca de 10 ou 12 hectares (cada hectare equivale a 10 mil m2). Em algumas regiões do País, chácaras também são propriedades usadas apenas para moradia ou lazer, sem produção agrícola.

Leia também:

ITR ou IPTU: qual imposto um imóvel rural em zona urbana deve pagar

Curitiba ganha fazenda urbana com foco em sustentabilidade

Fazenda vertical: o novo conceito de agricultura sustentável

O que é um sítio?

Quando uma propriedade rural é maior ou mais afastada da zona urbana, convencionou-se chamá-la de sítio — mesmo que usada exclusivamente para lazer. Além disso, sítios podem ter mais estrutura para produção agrícola e ser a principal fonte de renda dos moradores. 

De certo modo, o sítio é uma espécie de minifazenda, com área total entre 12 ha e 100 ha. Vale lembrar que outra medida muito popular para propriedades rurais é o alqueire, cujo tamanho pode mudar pelo Brasil: um alqueire paulista, mais usado no Sul/Sudeste, vale 2,42 ha, enquanto alqueire mineiro é o dobro disso e o alqueire do Norte corresponde a 2,72 ha. 

Sítios podem ser usados para produção, moradia ou lazer, enquanto ranchos são mais direcionados para lazer e turismo (Fonte: Taylor Brandon/Unsplash)
Sítios podem ser usados para produção, moradia ou lazer, enquanto ranchos são mais direcionados para lazer e turismo (Fonte: Taylor Brandon/Unsplash)

O que é um rancho?

Rancho é uma denominação mais popular no Sul e Sudeste, utilizada principalmente pelo interior de São Paulo. Corresponde a uma grande propriedade (maior que uma chácara), mas com foco no lazer ou turismo: tem uma casa confortável e, possivelmente, rios ou lagos. 

Em outros estados, como Minas Gerais e algumas regiões pelo Sul do País, rancho é o nome dado à construção onde são colocados os equipamentos e suprimentos.

O que é uma fazenda?

Em resumo, as fazendas são as propriedades rurais maiores — mais de 100 ha ou 40 alqueires — e com mais estrutura para produção agrícola. Além da sede, podem existir diversas áreas de criação de animais, imensas roças com máquinas, ranchos para equipamentos e funcionários, além de outras construções. Muitos donos de fazendas não moram nessa propriedade, tendo uma casa na cidade ou uma chácara menor para uso próprio.  

Para concluir, é sensato dizer que propriedades com as mesmas características podem receber o nome de rancho em uma região ou sítio em outra — de modo que a nomenclatura talvez não seja o método mais adequado para decidir qual propriedade comprar. Na dúvida, vale muito a pena conversar com um especialista para encontrar o imóvel mais adequado para os objetivos desejados. 

Fonte: Tecnologia e Treinamento, Lima Negócios Imobiliários, Tropical Imobiliária.

Este conteúdo foi útil para você?

168530cookie-checkQual é a diferença entre rancho, sítio, fazenda e chácara?

Canal Agro