Ícone do site Canal Agro Estadão

Proposta prevê inclusão de produtores rurais na RenovaBio

Quer impulsionar seus negócios? Se inscreva no Summit Agronegócio, evento que reúne os maiores especialistas em agro do País. *** Instituída sob a Lei n. 13.576/2017, a Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio) estipula diversas metas em busca da sustentabilidade do planeta em conformidade com o Acordo de Paris. Dentre os objetivos da política, a redução da emissão de gases de efeito estufa (GEE), a manutenção da eficiência energética e a comercialização de biocombustíveis poderão contar com um apoio especial de produtores rurais como fornecedores oficiais de matérias-primas caso o pedido da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e de outros agentes do setor seja atendido.
Produtores rurais ganham apoio para a RenovaBio. (Fonte: CNA Brasil/Reprodução)
Com o objetivo de manter o Brasil como um importante precursor e incentivador da sustentabilidade por meio de diversas ações de preservação do meio ambiente, com a aprovação da revisão da RenovaBio, os produtores rurais passarão a contar com um novo programa de investimentos e facilitação de negociações. Encabeçada pela CNA junto a sete instituições do segmento agro, a redação do manifesto foi realizada em apoio à proposta parlamentar que inclui o produtor rural como fornecedor oficial de matérias-primas da RenovaBio. Com a proposta, além de maior participação da classe no cumprimento das metas, a política poderá oferecer descontos nos custos de emissão, negociação e comercialização de Créditos de Descarbonização (CBIO).

Benefícios para produtores rurais

Com a aprovação do manifesto, os produtores rurais assumem o posto de grandes fornecedores de matérias-primas da RenovaBio. As principais culturas que podem ser beneficiadas são soja, milho, cana-de-açúcar e óleo de palma, produtos que podem ser usados como fonte para combustíveis.
Processo rural brasileiro é beneficiado pela assinatura do manifesto. (Fonte: CNA Brasil/Reprodução)

Próximos passos da RenovaBio

A nova proposta de alteração do texto deverá manter o estímulo à preservação ambiental e trazer novos e importantes investimentos para os produtores rurais graças ao CBIO, que concede créditos para auxílio às metas de descarbonização (sequestro de carbono) no campo. A produção e a comercialização de combustíveis renováveis no lugar dos combustíveis fósseis, utilizados em todo o mundo, tornam a assinatura do manifesto ainda mais importante em um ano em que a globalização e as questões ambientais ganham cada vez mais importância nos setores público e privado. Quer ficar por dentro das novidades do agro? O Summit Agronegócio reúne especialistas e autoridades para discutir os temas mais relevantes do setor, como sustentabilidade, fruticultura, seguros, SIF, agroquímicos e abastecimento. Faça parte da evolução do agro e participe do evento mais completo do setor. Para saber mais, é só clicar aqui! Fonte: Agência EPB, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Este conteúdo foi útil para você?

14340cookie-checkProposta prevê inclusão de produtores rurais na RenovaBio
Sair da versão mobile