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Os principais produtos e desafios da agroindústria brasileira

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Atualmente, um em cada cinco brasileiros trabalham em algum setor relacionado ao agronegócio — seja na industrialização dos produtos, seja em atividades diretamente ligadas ao campo. 

Essa atividade representou 26,6% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2020, conforme dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Os principais produtos que se destacam nesse mercado são os seguintes:

Incentivos à agroindústria

Para manter a produção alta, a agroindústria depende de três pilares principais: o de incentivos, o de tecnologia e o de sustentabilidade. 

No âmbito de incentivos, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), por exemplo, visa dar auxílio de crédito para que os produtores rurais possam obter financiamento com juros baixos. Assim, podendo investir em maquinários e insumos necessários para crescer no setor.

Quando o assunto é tecnologia, já existem sistemas especializados de pesagem de animais, melhoramento genético, novas maneiras de plantar para que a colheita seja maximizada, aplicativos de previsão climatológica, equipamentos de beneficiamento dos produtos do campo, entre tantos outros.

Já as práticas voltadas a questões de sustentabilidade, que são bem vistas tanto pelo mercado externo como o nacional, também fazem parte do cenário agroindustrial atual e se concentram no manejo integrado de pragas, integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), aumento da produtividade e redução do desmatamento e uso de químicos.  

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Fonte: Embrapa, Conap, PRONAF, AviSite, Afubra, CNA.

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