Conheça o mais relevante evento sobre agronegócio do País
Atualmente, um em cada cinco brasileiros trabalham em algum setor relacionado ao agronegócio — seja na industrialização dos produtos, seja em atividades diretamente ligadas ao campo.
Essa atividade representou 26,6% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2020, conforme dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Os principais produtos que se destacam nesse mercado são os seguintes:
- Café: segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), foram comercializadas 61,62 milhões de sacas de 60 quilos em 2020, volume 25% maior do que em 2019.
- Soja: de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção de soja 2020/21 deve alcançar 135 milhões de toneladas, colocando o Brasil como maior produtor mundial do grão.
- Cana-de-açúcar: conforme dados da Conab, a produção de cana totalizou 654,8 milhões de toneladas no ciclo 2020/21. O valor foi 1,8% maior do que no ciclo anterior.
- Milho: a Conab estima uma produção histórica do grão para 2020/21, com 104,9 milhões de toneladas colhidas nos mais de 18,4 milhões de hectares plantados
Incentivos à agroindústria
Para manter a produção alta, a agroindústria depende de três pilares principais: o de incentivos, o de tecnologia e o de sustentabilidade.
No âmbito de incentivos, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), por exemplo, visa dar auxílio de crédito para que os produtores rurais possam obter financiamento com juros baixos. Assim, podendo investir em maquinários e insumos necessários para crescer no setor.
Quando o assunto é tecnologia, já existem sistemas especializados de pesagem de animais, melhoramento genético, novas maneiras de plantar para que a colheita seja maximizada, aplicativos de previsão climatológica, equipamentos de beneficiamento dos produtos do campo, entre tantos outros.
Já as práticas voltadas a questões de sustentabilidade, que são bem vistas tanto pelo mercado externo como o nacional, também fazem parte do cenário agroindustrial atual e se concentram no manejo integrado de pragas, integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), aumento da produtividade e redução do desmatamento e uso de químicos.
Não perca nem um fato que acontece no agronegócio. Inscreva-se em nossa newsletter.
Fonte: Embrapa, Conap, PRONAF, AviSite, Afubra, CNA.