Summit Agro

O que é agroindústria e qual sua importância?

Idealizadas em 1940, as agroindústrias se apresentam como uma maior oportunidade do produtor rural aumentar o valor agregado de suas mercadorias

3 minutos de leitura

08/04/2020

Quando falamos em “agroindústria”, as fronteiras entre o campo e as fábricas deixam de existir, e as relações comerciais são transformadas. Isso porque esse conceito compreende os processos de transformação e beneficiamento dos produtos agropecuários no próprio espaço rural.

É um modelo diferente do que existia, no qual o campo vendia suas matérias-primas para as indústrias instaladas nas cidades transformá-las em produtos. A agroindústria permite aos produtos rurais começarem a ser beneficiados ainda nas fazendas e aos agricultores ou pecuaristas deixarem de ser apenas fornecedores de matérias-primas para ganhar outros espaços nos comércios nacional e internacional.

A Revolução Verde e a agroindústria

Especialistas em geopolítica identificam a origem dessas mudanças nas décadas de 1940 e 1950, quando empresas norte-americanas financiaram pesquisas tecnológicas na América do Sul, com o objetivo de aumentar a produção de alimentos. À medida que essas tecnologias foram implementadas no campo, a agropecuária se aproximou dos setores industriais urbanos.

Dessa maneira, os produtos do campo são comercializados com maior valor, integrando ainda mais as culturas rurais (agricultura, pecuária, silvicultura etc.) à economia de mercado.

Essas mudanças foram tão grandes que o período recebeu o nome “Revolução Verde”. Com esse processo, os espaços de produção primários e secundários, antes bem divididos entre o campo e a cidade, começam a se aglutinar. Isso significa que tanto os proprietários rurais começaram a beneficiar os próprios produtos, para vendê-los com maior valor agregado, como os industriais buscaram se aproximar do campo, a fim de diminuir custos de produção.

Um exemplo prático disso é o leite, que, após ser tirado da vaca, é pasteurizado e comercializado em caixinhas, além de ser transformado em queijo, manteiga, iogurte e mais uma infinidade de outros alimentos.

Qual a importância da agroindústria

O agronegócio é considerado um dos motores da economia brasileira — corresponde a mais de 22% do PIB — e foi um dos únicos setores que continuou apresentando crescimento em meio à crise atual. Dentro de toda a riqueza gerada pelo agronegócio, a agroindústria tem um papel central. Dados oficiais divulgados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) colocam a agroindústria em destaque no PIB brasileiro, afinal, conforme esse órgão público, 5,9% de todas as riquezas do país são oriundas desse setor.

O Brasil é uma referência mundial nesse assunto, pois a agroindústria tem papel fundamental na geração de riquezas do país, principalmente no beneficiamento de carne (frigoríficos), café, laranja, soja e cana (etanol). Segundo a Embrapa, 20% das carnes produzidas no mundo são brasileiras, e 40% das exportações de aves saem de frigoríficos brasileiros.

Quais são os impactos da agroindústria

O desafio, nos últimos anos, de acordo com o Ministério da Agricultura, têm sido inserir os agricultores familiares no modelo agroindustrial. Isso tem sido possível por meio de instituições de fomento, cooperativas agroindustriais e políticas públicas educacionais. Com isso, os pequenos produtores também conquistam poder no mercado e podem ficar com uma porcentagem maior dos lucros de sua produção.

O impacto da agroindústria também atinge os consumidores finais, ou seja, o beneficiamento dos produtos rurais permite a esses alimentos uma disponibilidade maior de tempo — com prazo de validade mais prolongado nas gôndolas dos mercados — e mais praticidade de consumo, além de torná-los mais nutritivos dentre outras vantagens. A agroindústria também diminui o número de etapas para que um produto chegue até o consumidor, com isso é possível que eles se tornem mais acessíveis a todos.

Indo além dos gêneros alimentícios, podemos pensar em outros produtos agroindustriais importantes, como o etanol que abastece os automóveis, entre outros. Nesse sentido, a agroindústria também continua fornecendo insumos a outras indústrias, mas de forma mais eficiente; exemplos disso são o algodão e o couro destinados a roupas, e certos ingredientes às indústrias farmacêutica e alimentícia.

Dessa maneira, a agroindústria está presente em uma infinidade de setores da economia e da sociedade, atingindo a vida de todos os brasileiros.

Fonte: Embrapa, RVTV

Bom Dia Agro
X
Carregando...

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.

Mais lidas de Summit Agro

Mapeamento completo das condições do clima para a sua região

Notícias relacionadas