O que é tiririca mato? Entenda mais sobre essa erva daninha
Conheça o mais relevante evento sobre agronegócio do País
Cyperus rotundus, este é o nome científico da tiririca, planta invasora de jardim e plantação, conhecida por resistir a altas temperaturas, chuvas e até encharcamento.
A princípio, a tiririca pode parecer um capim inofensivo, que você pode arrancar com as próprias mãos. Porém, ela tem um alto poder de multiplicação e logo pode tomar conta do terreno.
Saiba o que é a planta, quais são as plantações que ela costuma atacar e como acabar com o problema.
O que é tiririca?
Com tamanhos variados, entre 10 e 60 centímetros, a tiririca conta com folhas estreitas, lineares e uma haste que gera pequenas flores. Ela se espalha facilmente pela plantação por conta de seus rizomas, que geram ramificações paralelas que dão origem a novos rizomas.
Os rizomas estão presos às raízes. Por isso, tentar arrancar a planta manualmente não costuma resolver o problema, já que os tubérculos continuam no solo e podem crescer e se espalhar.
Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária (Embrapa), a tiririca é considerada a principal planta invasora no mundo. Isso porque ela costuma ser muito agressiva, além de hospedar fungos e nematoides — pragas que comprometem a produtividade das plantas.
Leia também: O que é irrigação e quais são suas vantagens?
Em quais plantações a tiririca está presente?
Além de jardins e gramas, a tiririca costuma impactar as plantações de arroz, algodão, milho, feijão, cana-de-açúcar e hortaliças. Ela também pode ser facilmente encontrada em cultivos de soja, café e frutas.
A tiririca compete por água, luz e nutrientes e inibe a germinação e brotação de outras espécies por meio da produção de toxinas.
Leia também: As projeções para a produção e o preço do arroz no Brasil em 2022
Como acabar com a tiririca?
Para acabar com esse problema, o primeiro passo é contratar um profissional especializado para que ele possa diagnosticar a dimensão da tiririca na plantação e definir qual é a melhor forma de controlar a multiplicação da planta.
Contudo, de forma geral, a maneira mais eficiente de lidar com a proliferação da tiririca é usando um herbicida seletivo, que elimina a planta, mas não causa problemas no resto da plantação.
A tiririca tem um controle difícil, mas algumas ações preventivas podem ajudar a evitar que ela se multiplique. Ao usar uma terra adubada ou de outra origem que não seja a do seu terreno, é sempre bom verificar se há algum rizoma ou ramificação de tiririca. Também é importante se certificar da qualidade das sementes e mudas usadas na plantação.
Gostou de saber o que é tiririca e como acabar com ela? Aproveite para conhecer 6 passos para um agronegócio mais sustentável.
Fonte: Belagro, Agro Bayer, Agrolink, Plantei.