Insumos agrícolas: saiba o que são e conheça os diferentes tipos
Conheça o mais relevante evento sobre agronegócio do País
Os insumos agrícolas têm papel indispensável na agricultura, visto que melhoram a qualidade do cultivo e aumentam a produtividade no processo. Na sequência, entenda melhor o que são esses insumos, quais são os diferentes tipos e por que são tão importantes.
O que são insumos agrícolas?
Caracterizam-se como insumos agrícolas os elementos necessários para a produção de certo produto ou serviço. Nesse sentido, os defensivos agrícolas (controlam as pragas), os fertilizantes (nutrem o solo e os vegetais) e os equipamentos maquinários (viabilizam o plantio e o cultivo) podem ser considerados como insumos agrícolas, devido às suas funções.
Tais insumos podem ser utilizados como fatores de produção ou como matérias-primas. De forma simples, os fatores de produção estão relacionados com o capital, o lucro, a jornada de trabalho e o maquinário. Enquanto isso, a matéria-prima é tida como a parte mais importante do produto, sendo utilizada com outros insumos durante o processo de produção agrícola.
Tipos de insumos
Os fatores de produção e a matéria-prima têm impacto direto no resultado da produção. Dada a sua importância, esses insumos são classificados em três categorias específicas:
Insumos biológicos
Os insumos biológicos são os compostos orgânicos utilizados na produção agrícola. Por exemplo: esterco animal, fertilizantes naturais, adubo, insetos (abelhas polinizadoras ou predadores de pragas), restos de colheitas antigas, entre outros.
Insumos mecânicos
Já os mecânicos, como o nome sugere, tratam-se das máquinas, equipamentos, metodologias e implementos agrícolas. Dessa forma, também agrupam as inovações tecnológicas envolvidas no processo de cultivo. Como exemplos de insumos mecânicos, podemos citar: arados, tratores, semeadeiras, pulverizadores e equipamentos de irrigação.
Insumos químicos
Por fim, os insumos químicos, no caso da agricultura, referem-se aos materiais advindos de minerais e rochas, tal como o calcário. De maneira prática, o uso desses insumos segue a mesma lógica aplicada para os adubos químicos e outros defensivos agrícolas.
Importância dos insumos agrícolas
A importância dos insumos agrícolas está relacionada ao impacto econômico e sustentável que eles produzem na agricultura. Investir em tecnologias desse tipo possibilita controlar a produtividade e o crescimento da plantação em alta escala, combater pragas e ervas daninhas, e também garantir mais lucro devido à redução de determinados gastos.
Vale dizer que os produtores podem utilizar os insumos agrícolas de duas formas: orgânica e tradicional. A tradicional é aquela que se concentra no uso de adubos químicos, sintéticos e mecânicos, sendo um modelo que prioriza a produtividade animal e vegetal no menor período possível, com alta eficiência. Em contrapartida, o modelo orgânico foca o uso de diversas matérias-primas naturais para gerar os produtos agrícolas, seguindo um modelo de longo prazo, que busca a integração entre o meio rural e os princípios de manejo e otimização.
Assim, o produtor deve escolher qual forma vai utilizar pensando no que deseja adquirir como produto final. Mas, de maneira geral, independentemente de como forem usados, os insumos agrícolas são importantes e auxiliam no resultado da produção, impactando tanto a qualidade do produto, quanto gerando maior produtividade para o crescimento do plantio.
Fonte: Embrapa, Governo Federal
Este conteúdo foi útil para você?