Como saber o momento ideal de desmamar bezerros

3 de março de 2020 2 mins. de leitura
Fatores como peso, idade e desenvolvimento do rúmen são importantes para garantir um rebanho saudável por gerações

Estresse, sistema imunológico fraco e perda de peso: esses são alguns dos problemas decorrentes da desmama incorreta de bezerros. Para evitar os danos, é necessário que os profissionais que atuam com a produção leiteira saibam o momento certo de desmamar os animais. Alguns dos fatores que influenciam a época certa de cortar a alimentação via leite materno são idade, peso e consumo de concentrado.

Quando desmamar bezerros? (Foto/Reprodução: Pixabay)
(Fonte: Pixabay)

Fatores para desaleitamento de bezerros

Idade: Os bezerros costumam ser desmamados entre 6 e 8 meses de vida. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), geralmente nessa idade eles já podem ser considerados ruminantes e têm condição de viver alimentando-se apenas de forragem sólida. No entanto, a idade não é o único fator a ser levado em conta, visto que alguns bezerros podem ter dificuldade de ganhar peso mesmo com oito meses e, assim, precisar de mais algumas semanas de aleitamento.

Peso: Os animais devem dobrar de peso durante os meses em que mamam. Se um bezerro nasce com 30 quilos, é necessário esperar que ele tenha ao menos 60 quilos para desmamá-lo. A amamentação faz parte de uma importante fase de crescimento de vacas e bois; encerrá-la precariamente pode tornar o animal um adulto fraco de baixa produção.

Consumo de concentrado: Os bichos precisam estar consumindo uma quantidade mínima de concentrado relacionada ao seu peso. Isso é associado ao desenvolvimento do rúmen — o primeiro espaço do estômago dos ruminantes e um dos principais responsáveis por sua digestão. Se o novilho ainda não consome a quantidade ideal de concentrado, significa que seu rúmen não está suficientemente desenvolvido e ele deve permanecer mamando.

Vale lembrar que existem variações de quantidade de concentrado e peso dependendo das raças; assim, é necessário pesquisar o padrão para cada tipo de criação.

Fontes: Embrapa; Beefpoint

Se interessou pelo assunto? Aprenda mais com especialistas da área no Summit Agro. Enquanto isso, acompanhe as notícias mais relevantes do setor pelo blog. Para saber mais, é só clicar aqui.

Gostou? Compartilhe!