Como plantar maracujá e quais são os principais tipos de cultivo?
Conheça o mais relevante evento sobre agronegócio do País
O maracujá é uma planta tropical, com ocorrência predominante na Amazônia, mas podendo ser encontrado também nos Estados Unidos, na Ásia e na Austrália. O Brasil produz mais de 700 mil toneladas do fruto por ano, além de ser o maior produtor mundial e o maior consumidor dele. Cerca de 75% da produção estão concentrados no Nordeste.
Embora existam mais de 520 espécies de maracujá conhecidas no mundo, sendo 150 só em território brasileiro, apenas duas variedades foram domesticadas e têm valor comercial. O maracujá-amarelo, que é mais azedo e utilizado na indústria farmacêutica, e o maracujá-doce, que pode ser comido in natura e é utilizado na indústria alimentícia.
Passo a passo de como plantar maracujá
O maracujazeiro é uma planta trepadeira de fácil cultivo, que necessita de pleno sol e disponibilidade hídrica para se desenvolver. Em condições ideais, as árvores crescem até 6 metros por ano e geram frutos de seis meses a nove meses após o plantio. Os pomares comerciais podem produzir até duas safras ao ano.
Adubação do maracujazeiro
Dois meses antes do plantio, o solo no qual será cultivado o maracujá deve ser enriquecido com calcário. A calagem é necessária não só para corrigir a acidez da terra, mas também porque a planta exige esse nutriente. A adubação deve acontecer de quatro em quatro meses, com 300 gramas a 400 gramas do insumo por planta.
Preparação das mudas de maracujá
As mudas do maracujazeiro são produzidas a partir das sementes que são coletadas de dentro da fruta. O produtor deve escolher sementes de diferentes frutos para plantar em sulcos com 50 centímetros de profundidade. Após 50 dias da semeadura, as mudas devem ter entre 25 centímetros e 30 centímetros de altura, quando pode ocorrer o transplantio.
Leia também:
- Saiba o que plantar na primavera nas diferentes regiões do Brasil
- Como aplicar o calcário nas plantas frutíferas?
- Aprenda a fazer enxerto nas plantas frutíferas
Pomar de maracujazeiro
O maracujazeiro deve contar com um sistema de condução de espaldeira vertical construída com madeira de eucalipto tratado. Os esticadores devem ter 15 centímetros de diâmetro e 3 centímetros de comprimento e as estacas intermediárias, de 7 centímetros de diâmetro a 2 metros, fincadas a uma profundidade de 1 metro e com 5 metros de distância entre elas.
Irrigação do maracujazeiro
A planta de maracujá necessita de 2,7 mil milímetros de chuva por ano, distribuído pelos estágios de desenvolvimento. Caso o índice pluviométrico seja insuficiente, pode ser instalado um sistema de irrigação por microaspersão e gotejamento, que evita danos às partes superiores e não espanta insetos polinizadores.
Poda do maracujazeiro
O maracujazeiro precisa de poda a cada 15 dias para que cresça mais rapidamente. Quando a ponta da guia se aproxima do topo da espaldeira, deve ser cortada após a fixação em arame pela gavinhas, com os dois ramos laterais conduzidos um para cada lado. Os ramos secos, velhos ou doentes devem ser eliminados.
Polinização da flor de maracujá
A fruta do maracujá só aparece após a polinização, trabalho que é realizado pelas mamangavas, capazes de trocar o pólen entre os maracujazeiros. Na ausência do inseto, a polinização pode ser feita manualmente, logo após a abertura das flores, o que acontece geralmente por volta das 11h nos períodos quentes.
Manejo de pragas do maracujá
As lagartas são as principais pragas que acometem os maracujazeiros, sobretudo durante a fase de desenvolvimento da fruta. Podem ocorrer também pulgões e nematoides. Os insetos são controlados facilmente com o uso de coentro, cebolinha e ramos com folhas de cravo-de-defunto, além da nutrição correta das plantas.
Colheita da fruta
Quando as frutas começam a cair, está na hora da colheita. O maracujá deve ser colhido diretamente dos ramos, evitando que fiquem muito tempo no chão, pois o fruto começa a murchar e perde a qualidade. A coleta deve ser realizada de forma manual, de duas a três vezes por semana. Cada pé pode produzir até 2 quilogramas de maracujá.
Fonte: Agriconline, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Tecnologia no Campo, Agência Fapesp, Cursos CPT