Como plantar café? Aprenda o passo a passo
Conheça o mais relevante evento sobre agronegócio do País
O Brasil é o principal produtor e exportador de café do mundo. Com suas condições climáticas variadas, o País possibilita a plantação de uma grande variedade de espécies em diferentes temperaturas, altitudes e solos; por consequência, consegue oferecer diversos padrões de qualidade, além de aromas e sabores únicos.
Assim como outras culturas, a plantação de café tem técnicas e processos particulares que, se não forem seguidos, podem afetar a produção por vários anos.
Como plantar café?
O plantio de café envolve detalhes que podem ter efeitos fundamentais na produtividade elevada e na qualidade do grão. Confira!
1. Escolha o local adequado
O primeiro passo para o cultivo do café é a escolha de um local adequado para a plantação. O terreno ideal precisa ter pelo menos 1 metro de profundidade e não pode ser pedregoso ou excessivamente arenoso. Áreas de baixada são inaptas ao plantio mesmo com sistema de drenagem artificial. Espaços com ventos fortes e frios devem ser evitados.
2. Prepare o terreno para receber o café
Um dos segredos para plantar café é a adequação da área de plantio, que deve ser plana, sem buracos e com o mínimo de pedregulhos possível. Além disso, o desenvolvimento do café exige uma quantidade de nutrientes específica para a boa produtividade, então uma análise profunda do solo pode indicar quais correções nutritivas devem ser realizadas.
3. Selecione a variedade adequada
Duas espécies de café são vendidas no mercado, a arábica e a robusta. As linhagens de café arábica produzem cafés mais finos e alcançam os maiores preços no mercado, com produtividade que depende de temperaturas amenas e altitudes elevadas.
As linhagens robustas (canephora) produzem cafés inferiores aos da variedade arábica e têm ótima aceitação no mercado por conta dos preços mais acessíveis. Essa opção se adapta bem às regiões de baixa altitude e de temperaturas elevadas.
4. Faça o plantio
O plantio do café deve ser feito em buracos de cerca de 30 centímetros de profundidade e 25 centímetros de largura. A distância entre cada um deve ser de no mínimo 80 centímetros, para que um arbusto não interfira no desenvolvimento de outro.
5. Irrigue a plantação
O café se dá muito bem em climas tropicais e não exige muitas regas, já que não suporta solos encharcados. O ideal é realizar a inspeção frequente da plantação para verificar se as árvores precisam ser hidratadas ou se necessitam de combate à insolação excessiva.
6. Faça o controle de pragas e doenças
Os principais inimigos do café no Brasil são o bicho-mineiro e a broca-do-café. O monitoramento desses agressores e o combate a eles é fundamental e pode ser feito com inseticidas químicos e biológicos.
7. Realize a colheita
A colheita do café pode ser iniciada quando os grãos atingem o estado de maturação chamado de cereja. Isso ocorre quando a cor da casca dos grãos muda de verde para vermelho ou amarelo, dependendo da espécie.
Leia também:
Pecuária: aumento da produção de grãos pode reduzir custos?
Tecnologia de ponta já é realidade no campo
Como fica o Imposto de Renda do produtor rural em 2022?
Quer saber mais? Conheça a opinião de nossos parceiros especialistas sobre os principais temas do agronegócio.
Fonte: Agropos, Aprender a plantar, Rural pecuária, TMF Fertilizantes, governo federal, Revista Cultivar
Este conteúdo foi útil para você?