Como aumentar a eficiência da produção de leite?

19 de maio de 2021 4 mins. de leitura
A valorização do milho e da soja pressiona os custos de produção de leite, aumentando a necessidade de melhorias na pecuária leiteira

Conheça o mais relevante evento sobre agronegócio do País

Os custos de produção de leite subiram 7% em 2021, de acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Essa alta foi puxada principalmente pela valorização do milho e da soja. 

No entanto, o preço médio do leite caiu quase 11% neste ano, o que tem preocupado pecuaristas, que passaram a buscar alternativas para aumentar a eficiência nas propriedades rurais.

Desde a utilização de novas tecnologias até a aplicação de técnicas adequadas de manejo e nutrição, há como ajudar o produtor leiteiro a reduzir gastos e aumentar a lucratividade na pecuária leiteira. Confira quatro formas de aumentar a eficiência na produção de leite.

1. Controle na produção de leite

O controle da produção de leite pode ser realizado pelo celular. (Fonte: Shutterstock/Tirachard Kumtanom/Reprodução)
O controle da produção de leite pode ser realizado pelo celular. (Fonte: Shutterstock/Tirachard Kumtanom/Reprodução)

A falta de controle ou erros de cálculo de custos podem significar uma perda de lucratividade na pecuária leiteira. A atividade exige planejamento a longo prazo para garantir uma produção de leite contínua e de qualidade. 

Algumas soluções tecnológicas ajudam o pecuarista a gerar relatórios para apresentar um panorama completo da propriedade. O Techmilk, desenvolvido pela Ideagri, por exemplo, permite o controle de vários aspectos do rebanho, como taxa de prenhez, a partir de um aplicativo para celular.

Leia também:

Alta do leite reflete custo de produção
Tecnologia na produção de leite favorece a lucratividade
Leite 4.0: iniciativas trazem inovação para cadeia produtiva de laticínios

2. Invista em nutrição na hora certa

A nutrição do gado é um dos principais fatores que influenciam na quantidade e qualidade, além de representar 70% dos custos variáveis da atividade. A conversão alimentar é um dos critérios centrais para aumentar a eficiência do rebanho.

O período entre o parto e o pico de lactação (cerca de quatro a oito semanas após o parto) representa a fase em que o gado leiteiro tem uma alta demanda nutricional. Por isso, é importante que o produtor forneça uma dieta balanceada, com forragens de alta qualidade, concentrados proteicos e energéticos. O pico de lactação da vaca é alcançado após um mês do de consumo de alimentos.

3. Ofereça conforto ao animal

A disponibilidade abundante de água é fundamental para garantir a produção de leite. (Fonte: Shutterstock/symbiot/Reprodução)
A disponibilidade abundante de água é fundamental para garantir a produção de leite. (Fonte: Shutterstock/symbiot/Reprodução)

Práticas equivocadas de manejo podem reduzir o volume da produção de leite das vacas. O estresse do animal pode levar a uma série de alterações hormonais que geram impacto no leite. Dessa forma, é importante manter o rebanho bem tratado para aumentar a produtividade.

Os bovinos são sensíveis às variações de temperatura e barulhos. Por essa razão, a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) para a pecuária extensiva contribui para o conforto térmico dos animais ao oferecer sombra e proporcionar a redução de ruídos. No caso da criação em confinamento, é importante investir em estruturas que minimizem o calor.

4. Cuide da saúde do rebanho

As ações preventivas em relação a doenças, à limpeza e à desinfecção das instalações dos animais são pontos cruciais na sanidade do rebanho. Os principais cuidados devem ser tomados com os recém-nascidos, os bezerros, o manejo das vacas prenhes e o controle eficaz de carrapatos. Os pecuaristas precisam ficar atentos também ao calendário de vacinação e a doenças infecciosas, como a mastite.

Não perca nem um fato que acontece no agronegócio. Inscreva-se em nossa newsletter.

Fonte: Techmilk, Nutrição e Saúde Animal, CPT Cursos Presenciais. 

Este conteúdo foi útil para você?

147420cookie-checkComo aumentar a eficiência da produção de leite?

Canal Agro