Empresa reforça sua presença no agronegócio com tecnologias avançadas e soluções que trazem mais produtividade e rentabilidade ao produtor
Por Cummins Brasil e Estadão Blue Studio
O agronegócio é fundamental para a vida do brasileiro. Em 2024, o setor representou 23,2% da economia nacional e, para fazer frente à produção de cerca de 300 milhões de toneladas de grãos da safra 2023-2024, foram vendidas 48.900 máquinas agrícolas no ano passado, segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
A Cummins tem participação decisiva nesses resultados. Afinal, ela atua fortemente no segmento agrícola, fornecendo soluções integradas e tecnologia superior em duas frentes essenciais: produtos (motores, sistemas de emissões e turbos) e serviços (manutenção, reposição e distribuidores com cobertura nacional) para os diferentes setores do mercado.
Na Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, a Agrishow 2025, que acontece de 28 de abril a 2 de maio, em Ribeirão Preto (SP), a Cummins Brasil aumenta sua presença no campo, com novidades que reforçam a atuação no mercado de tratores. A empresa apresenta o F4.5 com cárter estrutural – sistema fundamental no projeto monobloco desse equipamento –, integrado aos motores off-highway de 4.5 litros.
A linha de novos motores agrícolas é composta pela versão eletrônica do QSF 4.5, de 210 hp de potência a 2.300 rpm, e do motor mecânico F4.5 MAR 1, de 149 hp a 2200 rpm, que recentemente estreou no mercado brasileiro. Ambos reforçam o portfólio de motores quatro cilindros da empresa. De quebra, eles proporcionam mais economia e performance no campo e refletem diretamente nos resultados do agricultor, garantindo o retorno do investimento feito em cada hectare cultivado, com impacto mínimo no meio ambiente.
Agora, a Cummins pretende ampliar ainda mais sua presença no agronegócio ao ingressar no setor de tratores. O novo F4.5 com cárter estrutural tem papel importante nesse sentido. Ele possui design robusto e sua estrutura leva em consideração as características dos veículos para suportar condições extremas, como o arraste de equipamentos e acoplamentos.
Dessa forma, o F4.5 com cárter estrutural da Cummins, integrado aos motores 4.5 litros, será montado diretamente em outros sistemas, como transmissão e eixo dianteiro, criando um conjunto unificado que compõe o chassi monobloco dos tratores. O componente agrícola enfatiza o know-how da Cummins na produção de motores modernos e flexíveis para atender o mercado brasileiro.
Equipamentos versáteis
Alinhada com o desenvolvimento e as constantes transformações no agronegócio, a Cummins marca presença em toda a cadeia de produção agrícola, desde a preparação do solo até a colheita e plantação. Não é à toa que ela tem cerca de um milhão de motores agrícolas ajudando a impulsionar o agro no mundo todo.
Portanto, nada mais natural do que a empresa seguir inovando. A plataforma dos motores F4.5 e QSF 4.5 é leve, compacta e trabalha com baixo consumo de combustível. O intervalo de 500 horas na troca para manutenção, na rede de serviços e distribuição Cummins, é outro diferencial da linha.
O motor agrícola, nas versões eletrônica e mecânica, traz design modular que facilita o processo de manutenção na hora de acessar as peças. Por ser compacto, ele contribui com o projeto do cliente, aproveitando ao máximo as soluções de engenharia, como, por exemplo, oferecer um tanque de combustível maior, melhorando a autonomia e a capacidade de carga.
Com a tradição de mais de 100 anos de entregar equipamentos sob medida, a Cummins destaca que a versatilidade dos novos motores permite a utilização em tratores de pequeno e médio portes na execução de operações agrícolas até em condições adversas, como aragem, semeadura, descarga, reboque e manuseio com carregadeira frontal.
Na hora de escolher maquinários agrícolas mais adequados para suas plantações, os agricultores devem ponderar aspectos como o tipo de cultura, potência dos equipamentos, suporte técnico, dimensão da área de cultivo e a integração com softwares de gerenciamento agrícola.
Nesse contexto, a Cummins conta com um time de engenheiros preparados para orientar o cliente a analisar cada aplicação e destinar os produtos ideais para o negócio. Isso leva o produtor a investir de forma mais assertiva em equipamentos com tecnologias avançadas e soluções completas, potencializando a produtividade e a rentabilidade das safras.
A escolha do maquinário e de implementos agrícolas depende de fatores como saber identificar os modelos capazes de melhorar a produção; selecionar a colheitadeira compatível com a cultura plantada; avaliar a potência do equipamento; analisar o suporte técnico oferecido pelo fabricante, e verificar a compatibilidade com os softwares de gestão agrícola.
Os motores dos equipamentos Cummins para agricultura podem ser usados em diferentes máquinas, como colhedoras de grãos e de cana-de-açúcar, adubadoras e pulverizador. Isso porque eles são robustos e com tecnologia que suporta o trabalho árduo do campo. Como complemento, os grupos geradores Cummins Power Generation dão suporte de energia nas propriedades, numa demonstração de que a companhia trabalha no sentido de aumentar a segurança e facilitar a vida do produtor.
Foto: Mauricio Fernandes Photo4Life