Luzes de LED: uma alternativa para suplementação luminosa

Lâmpadas de LED podem ser o caminho para maior eficácia na produção agrícola

Luzes de LED: uma alternativa para suplementação luminosa
16/11/2019 • 2 min. de leitura

A utilização de lâmpadas de LED para promover o crescimento mais acelerado das plantas tem se mostrado uma técnica bastante eficiente para o mundo do agronegócio. O LED nada mais é do que um diodo emissor de luz; ou seja, um mecanismo que pode transformar energia elétrica em luz, componente essencial para o pleno desenvolvimento das plantas. Sua utilização é feita como uma forma de suplementar a radiação solar, possibilitando o controle muito mais preciso da incidência de luz que uma planta recebe.

Luzes de LED (Fonte: Hypescience/Reprodução)
(Fonte: Shutterstock)

Isso tem permitido o cultivo vertical de algumas plantas, já que é possível montar o ambiente de tal forma que todas as plantas tenham a devida incidência de luz. Os produtores estão cada vez mais conectados e utilizando diversas ferramentas, visando aumentar sua produção, assim como a qualidade de seus produtos, trazendo diversas soluções para os variados problemas enfrentados no plantio.

A iluminação artificial com LED tem sido empregada em plantações como as de tomate, alface e morango, apresentando-se como uma solução para aumentar a produtividade. Outro ponto importante é o financeiro: como o consumo das lâmpadas é menor, o custo com iluminação diminui, o que leva ao aumento da lucratividade.

(Fonte: Shutterstock)

A técnica tem grande potencial nas cidades, principalmente por causa do crescimento da agricultura urbana. Essa prática tem crescido bastante, e muitos produtores já cultivam suas plantações em lugares fechados, utilizando um sistema inteligente de iluminação de LED, além de controlar de forma adequada a irrigação e diminuir o desperdício de água. Esse manejo de precisão faz com que a qualidade do produto seja superior e mais saudável (até pela diminuição do uso de agrotóxicos) e que a produção seja mais eficaz.

O desenvolvimento da agricultura é muito importante porque vem crescendo a demanda de alimentos para suprir o aumento populacional. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), a fome no mundo atinge hoje 820 milhões de pessoas, o que causa bastante preocupação. Por isso, todas as ferramentas são importantes para elevar a eficácia na produção — e as novas tecnologias são o caminho para viabilizar isso.

Curtiu o assunto? Reunimos especialistas e autoridades de diferentes áreas do setor de agronegócios. Para saber mais, é só clicar aqui.

Fonte: Washington Post, Nações Unidas, Unicamp, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Revista Potência, Hypeness.