Conheça o evento

Como aumentar a produção do gergelim com adubo orgânico

A adubação orgânica é benéfica para o solo no qual o gergelim é cultivado e para o desenvolvimento e a produtividade da planta

Como aumentar a produção do gergelim com adubo orgânico
16/04/2020 • 2 min. de leitura

Uma pesquisa realizada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em uma plantação de gergelim no município de Rosário, no Estado do Maranhão, concluiu que essa planta tem aumento significativo na produção quando recebe adubo orgânico na fertilização. O rendimento médio de uma colheita de gergelim sem o composto é de 650 quilos por hectare; com a substância, aumenta para cerca de 1,5 mil quilos por hectare.

(Fonte: Embrapa/Divulgação)

Os fertilizantes orgânicos fornecem os nutrientes necessários para o crescimento do gergelim, com o benefício de ter uma ação mais lenta e mais suave que as opções químicas. Por serem decompostos pelas bactérias e pelos fungos do solo para poderem ser absorvidos pelas plantas, os adubos orgânicos diminuem o risco de superalimentar e queimar quimicamente as sementes. Essa característica também faz com que, diferentemente dos produtos químicos, os orgânicos não sejam facilmente removidos por fortes chuvas ou irrigação, dando à planta nutrientes para um crescimento mais uniforme.

Enquanto os fertilizantes químicos simplesmente adicionam produtos químicos solúveis em água, que são absorvidos pelas raízes das plantas, os orgânicos adicionam matéria orgânica, que ajuda o solo a reter umidade e nutrientes. Dessa forma, melhoram a qualidade do solo, preservam a fertilidade e criam um ambiente saudável para o crescimento das culturas, entre elas a de gergelim.

Como cultivar gergelim

Por ser tropical, o gergelim requer condições quentes durante o período de crescimento: a média de temperatura ideal para o cultivo é de 25°C a 35°C. O início da produção comercial requer de 90 dias a 120 dias sem geada. A estação de seca é boa para o cultivo de gergelim nos trópicos áridos e semiáridos, e o verão é bom em áreas mais frias.

O nível ideal de pH do solo é entre 5,5 e 8. Para a preparação do terreno, é necessário arar a terra de uma a duas vezes e logo após aplicar fertilizantes orgânicos. Usar canteiros para uma melhor drenagem e calor pode impulsionar a produtividade, pois essas plantas gostam de permanecer quentes e secas.

(Fonte: Embrapa/Divulgação)

Plantar as sementes de gergelim em fileiras é uma estratégia melhor que espalhá-las por toda a terra. O espaço entre as linhas deve ser de 25 centímetros a 30 centímetros de distância, com as sementes plantadas a cerca de dois centímetros de profundidade.

As plantas de gergelim geralmente requerem menor atenção em comparação com muitas outras culturas comerciais, mas é recomendável tomar alguns cuidados, como boa fertilização, rega regular e adequada e controle de ervas daninhas. As sementes ficam prontas para a colheita de três meses a cinco meses após o plantio, mas o tempo exato depende da variedade. Na maioria das espécies, a planta está pronta para colheita quando as folhas, os caules e as vagens ficam amarelos e as folhas inferiores começam a cair.

Se interessou pelo assunto? Aprenda mais com especialistas da área no Summit Agro. Enquanto isso, acompanhe as notícias mais relevantes do setor pelo blog. Para saber mais, é só clicar aqui.

Fontes: Embrapa; Scielo