Um ‘tira-dúvidas’ na palma da mão

27 de julho de 2022 3 mins. de leitura
Empresários familiarizados com a lida no campo lançaram o agroapp, que ensina sobre 14 tipos de culturas

Um tira-dúvidas instantâneo, na palma da mão, com informações confiáveis e comprovadas cientificamente sobre pragas e doenças em plantações, mesmo se o produtor ou agrônomo estiverem no meio do “nada”: em uma lavoura e sem acesso à internet. É assim que o aplicativo AgroAPP pretende ser reconhecido. Idealizado pelo produtor rural Fernando Rossi de Oliveira, além do agrônomo Murilo de Freitas Iossi, sócios na empreitada, juntamente com o pecuarista Braz Peres Neto, o AgroAPP funciona como um banco de dados de consulta instantânea sobre inúmeras dúvidas que os produtores possam ter a respeito de, por enquanto, 14 tipos de cultivo: soja, milho, trigo, café, feijão, algodão, arroz, batata, cana-de-açúcar, citros, girassol, pastagem, sorgo e tomate. “Em breve vamos inserir horticultura e integração lavoura-pecuária-floresta”, relata Oliveira.

O empresário garante que a startup foi criada para levar informação de fato aos interessados, com referências bibliográficas e “sem querer ficar vendendo nada”. Assim, os sócios idealizaram o AgroAPP para garantir informação “com profundidade e qualidade, para realmente auxiliar a tomada de decisão do produtor”, continua. “E, para tomar decisão, ele tem de confiar na informação e ela tem de ser de qualidade – e o melhor, é gratuita.”

Oliveira conta que o serviço foi inspirado em uma ferramenta bastante utilizada por médicos. “Minha mulher é médica e ela usa um app que reúne todas as informações de que o profissional precisa para a prática da medicina”, relata. “O que fizemos foi traçar um paralelo para o produtor rural e o agrônomo. Igual a um médico, eles veem um ‘sintoma’ na lavoura e têm de identificar do que se trata e tomar uma decisão rápida e confiável”, explica. “As informações que passamos por meio do app têm essa finalidade.”

O empresário comenta que é possível acessar o banco de dados do aplicativo mesmo sem rede de internet. “Se o interessado baixar no celular (com uso de internet) todo o banco de dados relativo à soja, por exemplo, essas informações ficam armazenadas no dispositivo e ele pode consultá-las de qualquer lugar, até offline.”

Atualmente são 16 mil usuários cadastrados no AgroAPP, comenta o outro sócio, o agrônomo Murilo de Freitas Iossi. “Deste total, 65% se enquadram no perfil de engenheiro-agrônomo, técnico agrícola e gestor de fazenda.” E complementa: “São pessoas que vivem o agronegócio 24 horas por dia; um público qualificado e que busca informação qualificada e pertinente”. O restante do público, também bastante direcionado, são estudantes de Agronomia. O AgroAPP está disponível em plataformas iOS e Android e é baixado gratuitamente.

Crédito da foto: ARQUIVO AGROAPP

Este conteúdo foi útil para você?

195271cookie-checkUm ‘tira-dúvidas’ na palma da mão