Dia do Agricultor

27 de julho de 2022 2 mins. de leitura
Hoje são homenageados os produtores rurais que se voltam à preservação, à economia de recursos, ao aumento da produtividade e são focados em garantir o fornecimento de alimentos para o país e o mundo

Neste Dia do Agricultor, 28 de julho, trazemos os perfis de agricultores e pecuaristas que aprenderam a conduzir suas fazendas de maneira exemplar, garantindo preservação ambiental, economia de recursos, bem-estar animal e, consequentemente, maior rentabilidade – diferentemente do que se pensa, de que cuidar dessas questões no campo seja “mais caro”. 

Independentemente do porte do produtor rural – seja ele pequeno, médio ou grande –, há tecnologia disponível para inúmeras aplicações em lavouras e em rebanhos, e que permitem economia de recursos naturais e de insumos. Pois foi justamente a tecnologia, cada vez mais empregada pelos agricultores no campo brasileiro, que permitiu que o País se tornasse um dos principais produtores e exportadores globais de alimentos. Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revela, por exemplo, que, de 1975 a 2020, a produtividade agrícola no Brasil deu um salto de 400%.

Com redução racional de insumos, como defensivos e adubos; uso de técnicas hoje amplamente difundidas, como plantio diretamente na palha; adubação verde com forrageiras que estimulam a biodiversidade do solo; agricultura de precisão; preservação de matas nativas em sistemas agroflorestais e técnicas que tratam os animais de forma respeitosa – que se reflete em maior produção de carne e leite –, os produtores de algodão, café, leite e carne citados neste caderno detalham sua rotina, que não poderia ser qualificada de outra maneira: exemplar.

E importante é que, referência em suas respectivas áreas, eles mostram o caminho correto a ser trilhado. E comprovam que é possível e rentável, inclusive em momentos como o atual, de crise de preços, alto custo de produção e crédito subsidiado cada vez mais escasso. Vários deles, premiados e certificados com selos nacionais e internacionais de boas práticas, abrem suas propriedades para pesquisadores, produtores e para a realização de dias de campo, a fim de tornar a agropecuária brasileira, além de recordista – como na produção global de soja –, cada vez mais sustentável, produtiva e com capacidade de alimentar milhões de pessoas no mundo.

Este conteúdo foi útil para você?

194870cookie-checkDia do Agricultor